Denúncia de crime eleitoral
O período eleitoral é também momento de ficar de olho em possíveis irregularidades seja por parte de candidatos ou eleitores. Em Alagoas, o cidadão que precisar denunciar qualquer tipo de irregularidade nas campanhas eleitorais pode usar os canais virtuais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL). Na OAB-AL, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 99176-4952 ou pelo e-mail [email protected]
No TRE-AL, as denúncias são feitas por meio de um formulário (acesse aqui), onde é possível anexar arquivos com provas da suposta irregularidade. O TRE-AL também disponibiliza o aplicativo, o Pardal, que pode ser baixado pelo celular. No portal da Justiça Eleitoral é feito um alerta: "As denúncias podem ser feitas anonimamente ou não e serão diretamente efetivadas aos juízes eleitorais de Alagoas, responsáveis pelas diligências e apurações” .
Uma cópia também será encaminhada ao Ministério Público Federal para que o órgão auxilie na apuração dos fatos. Caso hajam denúncias falsas, os magistrados adotarão as providências legais apropriadas junto aos órgãos da polícia judiciária e do Ministério Público".
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec