Galeria Acbeu inaugura exposição ‘Armadilha das nuvens’ na sexta, 17
13/06/2016
A mostra de fotografias Armadilha das nuvens de Andréa Fiamenghi terá vernissage de abertura para convidados na sexta-feira, 17, das 19h às 22h, na Galeria Acbeu. A Exposição é composta por 21 fotografias que têm como temática o mar em diferentes humores, que revelam facetas de um mar sugestivo de sentimentos e reflexões, por vezes sombrio, ou bravio, mas sempre com muita beleza e intensidade. A visitação gratuita e aberta ao público começa no dia seguinte, sábado, 18. A Galeria, que fica no Corredor da Vitória, funciona de segunda a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. A temporada prossegue até 9 de julho.
Andréa, que teve como mentor o fotógrafo Mario Cravo Neto, busca na fotografia não simplesmente o estético, o bonito, mas uma ação que retrate a sua subjetividade. As imagens que compõem esta mostra refletem um momento marcante na vida da autora. “Andréa Fiamenghi configura nestas imagens outros significados fixando uma natureza indomável quando esta vive a ausência solar e a distância do azul, bem longe da terra-verão, mar de cartão postal tão visto e reproduzido”, escreve o curador da mostra Claudius Portugal, explicando e poetizando o impacto das fotografias.
A artista explica que a motivação do tema veio de um sonho que teve num momento em que estava com muitos questionamentos, em busca de sentido para a aceitação de muitas inquietações sobre a existência, sobre a vida. “Disto veio a identificação com a turbulência do mar selvagem, nebuloso, repleto de movimentos de oscilações nervosas, tempestivas e suaves. Queria compreender as angústias da vida através da natureza”, explica. O resultado são imagens quase abstratas de movimentos das ondas formando figuras únicas que jamais se formarão novamente.
Sobre Andrea Fiamenghi
Nasceu em São Paulo e vive na Bahia desde os quatro anos. Do encontro e encanto com a obra de Pierre Verger, veio a influência inicial de retratar o povo nas ruas da Bahia. Em seguida passou a desenvolver pesquisas e a ter como mestre Mario Cravo Neto. Realizou cursos e estudos técnicos com Walter Firmo e Marcelo Reis, com quem aprendeu, principalmente, a utilização das cores. Desde 2003 vem expondo individualmente, bem como participando de coletivas. Em 2012 lançou o livro de fotografias Paredes planas, com textos de Claudius Portugal, na série Comparsas, da editora P55.Em maio deste ano realizou o workshop Platinium Paladium Printer, com Manuel Gomes Teixeira, na cidade do Porto, em Portugal.
OBS – Interessados em fotos em alta resolução podem nos solicitar.
Serviço
O que: exposição fotográfica Armadilha das nuvens
Quem: Andréa Fiamenghi
Quando: abertura para convidados, 17 de junho, das 19h às 22h
Visitação: de 18 de junho a 9 de julho, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h.
Onde: Galeria ACBEU – Av. Sete de Setembro, 1883 - Corredor da Vitória
Informações: (71) 3444-4411 - www.acbeubahia.org.br
Assessoria de imprensa
Santa Clara Comunicação
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec