Médico é agraciado com a Comenda Manoel André
19/05/2016
Cirurgião é responsável por mais de 200 transplantes de rins no Centro Hospitalar Manoel André (Chama) em ArapiracaA Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta quarta-feira (18), sessão solene para homenagear com a Comenda Manoel André, o médico Guilherme Pitta, cirurgião do Complexo Hospitalar Manoel André (Chama).O projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria é de autoria da vereadora Aurélia Fernandes (PSB) que bastante emocionada, falou sobre o trabalho cirurgião na área da saúde em Arapiraca.
Para a vereadora,, prestar uma homenagem ao professor adjunto de cirurgia da Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal), o Poder Legislativo não está fazendo nenhum favor, mas fazendo justiça a quem tanto tem feito pela saúde pública do município, principalmente com os transplantados.
Aurélia Fernandes, lamentou que Arapiraca não esteja mais realizando transplantes de rins desde 2015, e até pediu a administração municipal, que retorne com os serviços para continuar salvando vidas como vinha fazendo. Bastante emocionada, parando seu discurso por várias vezes, Aurélia Fernandes, lembrou-se do esposo Plácido, que faleceu com problemas renais e disse que é preciso uma maior atenção com os pacientes.
Também falaram sobre o homenageado, a diretora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus de Arapiraca, Dr. Eliane Cavalcante, médico Aquiles, membro da equipe do Chama e Noélia Barbosa, representando o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa.Bastante irreverente como bem foi colocado pelos colegas de profissão, o médico-cirurgião e homenageado, Guilherme Pita, lembrou que ao realizar em 1999, o primeiro transplante de rins em Arapiraca, viu na equipe, a oportunidade de realizar um trabalho para salvar vidas.
30 transplantes por ano
Ele lembrou, que eram feitos 30 transplantes renais por ano. proporcionando a Arapiraca, o titulo de referência em todo o Nordeste como a cidade modelo em excelência de qualidade em transplantes. Em 2015, em sua página na rede social, o médico Guilherme Pitta, comemorou um dado importante e momento único na vida de todos que faziam na época, a equipe de transplante renal no Hospital Chama em Arapiraca.
Segundo ele, completou, em março de 2015, 200 transplantes renal foram realizados em Arapiraca.
Como sempre gosta de dividir o sucesso do seu trabalho, ele comemorou parabenizando a equipe pelo sucesso dos transplantes. O médico concluiu, lendo a poesia das Destaladeiras de Fumo, porém, antes disse que gostaria de retornar à Câmara Municipal de Arapiraca, com toda a sua equipe para falar sobre os transplantes renais, reafirmando o seu desejo também, de que Arapiraca, retorne com os transplantes renais e que vai lutar para isso aconteça.
Estiverem prestigiando a solenidade, além dos vereadores Ronaldy Vital Rios, a autora da homenagem, a vereadora Aurélia Fernandes, a Professora Graça, Rogério Nezinho, Dorge do Queijo, Josias Albuquerque, Adalberto Saturnino, Gilvânia Barros e Fabiano Leão, além de familiares, companheiros de profissão e amigos do homenageado.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso