Pavimentação de ruas reduz índices de dengue em Palmeira dos Índios

04/05/2016
 Moradores da Rua Pernambuco, comemoram o fim dos transtornos causados pela lama e esgoto a céu aberto.
 Os palmeirenses que residem na Rua Pernambuco, no bairro Jardim Brasil, já observam as diferenças proporcionadas pelo calçamento da mesma. A rua que há mais de dez anos estava sem pavimentação, era motivo de muita dor de cabeça para os seus habitantes. Com muita poeira, buracos, lama e esgoto a céu aberto, os moradores conviviam com o transtorno das doenças causadas pela poeira, mosquitos e outros insetos.
No verão, doenças como alergias, dengue, zica e chikungunya, costumam aumentar exatamente porque as chuvas de verão e o calor, são condições favoráveis para a proliferação das mesmas. Em ambientes como era o da Rua Pernambuco, essas doenças são constantes e por este motivo ações de saneamento como a pavimentação, são responsáveis por grandes mudanças na qualidade de vida dessas pessoas.
A rua que já era pavimentada passou por obras de reparação há mais de 10 anos, na época o município deixou o asfalto retalhado e com o passar do tempo o resto do calçamento sumiu, aumentando os problemas da comunidade. Há três meses, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que na época era administrada por Rodrigo Gaia, refez o calçamento da rua. Ação que melhorou claramente a qualidade de vida dos moradores, que já estavam desacreditados da realização da obra.
O mau cheiro, a sujeira e a poeira acabaram e os insetos e as doenças causadas por eles tem diminuído significativamente, como afirma Maria Aparecida Vieira, moradora da rua há 9 anos, “Aqui a gente vivia com muito barro,  lama... o mosquito aí, deixando muita gente doente. Depois que calçou, está tudo bem! A rua limpa, com tudo no lugar, melhorou muito!”
Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.