Conde Thiago de Menezes,(amigo desta colunista) empossado em Academia de Brasília

08/04/2016
[caption id="attachment_143315" align="alignnone" width="300"]O Presidente da “ATL - Academia Taguatinguense de Letras”, o poeta Gustavo Dourado, recebe o novo acadêmico, o escritor Thiago de Menezes. O Presidente da “ATL - Academia Taguatinguense de Letras”, o poeta Gustavo Dourado, recebe o novo acadêmico, o escritor Thiago de Menezes.[/caption]
O escritor e jornalista Thiago de Menezes foi empossado na capital federal como membro da “Academia Taguatinguense de Letras”, entidade patrimonial do povo de Taguatinga, fundada em 09 de abril de 1986, por intelectuais, professores e pioneiros de Brasília, que agrega a maioria dos escritores do Distrito Federal, assim como outros ligados à produção literária brasiliense. Natural de Itapira, SP, Thiago passa a ocupar a cadeira 22 cujo patrono é o poeta Menotti del Picchia, o inesquecível criador do ‘Juca Mulato’, o poema que atravessará os séculos como afirmou Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília.
A ATL, “Academia Taguatinguense de Letras”, foi criada por 18 professores escritores da SEE/DF, atuantes nas escolas públicas de Taguatinga (EIT, CEAB, CTN), no dia 05 de junho de 1986. O evento, coordenação da ANCEC - Agencia Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, aconteceu na última segunda feira, dia 04 de abril, no palco do Teatro Oi Brasília. Thiago de Menezes recebeu, na ocasião, o Diploma das mãos do Presidente da ATL, o poeta Gustavo Dourado e a Láurea ‘Renato Russo – o poeta de Brasília’, das mãos da sra. Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo.
Títulos recebidos pela ATL em sua trajetória cultural: Patrimônio Cultural, Material e Imaterial do DF, com SEDE Legal na CNB 01 AE Especial - CEMEIT, por força da LEI 5.159/13, com votação unânime da Câmara Legislativa, sancionada pelo Governador Agnelo Queiroz; Tombada juntamente com o complexo cultural - EIT- Por meio do Decreto 35.484 de 30/05/2014, que alterou os dois anteriores que não a reconhecia como parte integrante do complexo; OSCIP-Organização da Sociedade Civil Pública - cuja finalidade é facilitar o estabelecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e Reconhecimento pelo Ministério da Cultura/Secretaria de Cultura do DF, ABL - Academia Brasileira de Letras e pela União Mundial dos Escritores. A entidade é reconhecida e por três vezes homenageada pela Câmara Legislativa, como entidade cultural e social destaque no DF.
Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.