Mandingas e impropérios para o Aedes
27/02/2016

A zona da mata de Alagoas já começou a apresentar sinais de histeria, como em outras regiões do país, provocada em parte pelo surto do vírus zika e chikungunya e em parte ela mania de mistificar as epidemias.
Lá em Branca de Atalaia a população, em procissão, lotou um terreiro de religião afro-brasileira como meio de livrar a localidade das doenças. O resultado foi que o pai de santo acabou na emergência mais próxima atacado pela febre. Os crentes mais ferrenhos acreditam que a epidemia é resultado dos pecados do povo e que o surto se assemelha às pragas do Egito.
Os romeiros de Padre Cícero, na contramão dos evangélicos e dos umbandistas e candomblecistas, soltaram fogos e preces no pé da estátua do santo nordestino para alcançar a graça de deixar o Aedes Aegypti longe.
A histeria lá está prestes a estourar.
No entanto, para que não pense que é só no Brasil que isso acontece, nos EUA um pastor gravou um vídeo avisando aos descrentes que um dos cavalos do apocalipse estava solto no mundo - o amarelo.
Sendo ou não castigo divino o fato é que desde 1951 o vírus Zika anda por aí sem ser impedido - porque era nativo e limitado à África. Desde então o vírus atravessou continentes e as ilhas do pacífico até atingir a América Latina, de onde tomou força e tornou-se um problema global.
Podem orar, bater tambor, jejuar e balir os mais esdrúxulos impropérios sobre o que Deus fez ou não contra o sofrido povo brasileiro.
Deus e todos os santos, católicos, nórdicos e africanos, podem até tentar ajudar - fé não se discute - mas enquanto o saneamento básico na América Latina e no Caribe não existir na agenda das necessidades fundamentais dos Chefes de Estado, Prefeitos (Alcaides) e Governadores o mosquito Aedes Aegypti e suas febres será mais poderoso que todo um continente.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso