Vereadora quer explicação de Célia Rocha sobre “arrastão” no desfile da emancipação
04/11/2015
A sessão ordinária da Câmara Municipal de Arapiraca dessa terça-feira, (03) tomou todo espaço do expediente com as criticas da vereadora Aurélia Fernandes (PMDB) a organização do desfile de 30 de outubro coordenado pelo município através da secretaria municipal da Educação. Um “arrastão” ocorrido no final do evento que provocou um grande tumulto entre os presentes foi alvo das criticas da vereadora ex-aliada da prefeita e recentemente única a fazer oposição a atual gestão.
A ação dos menores delinquentes provocou tumulto e correria nas ruas do centro da cidade e por pouco não ocorreu uma tragédia, o Largo do Fernando Gomes e demais artérias do centro estavam repletas de pessoas de todas as idades incluindo muitas crianças. Um vídeo foi gravado por um internauta e veiculado nas redes sociais mostrando o tumulto e a correria, inclusive estudantes que participavam do desfile, alguns com instrumentos musicais.
Minutos após a ocorrência, uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais – (Pelopes) agiu rápido para dar apoio às equipes que faziam a segurança do desfile na Avenida Rio Branco, a guarnição constatou que de fato estava acontecendo um “arrastão” organizado por um grupo de menores delinquentes
Na abordagem, os integrantes do Pelopes encontraram em poder do grupo uma pequena quantidade maconha que alegaram que a droga seria para consumo do grupo. Em seguida, os menores infratores foram conduzidos até a Central de Polícia Civil onde foram ouvidos pelo delegado plantonista, identificados e em seguida liberados.
Requerimento foi aprovado
Após muita discussão entre os vereadores foi aprovado requerimento da vereadora Aurélia Fernandes, solicitando a prefeita Célia Rocha, uma nota de esclarecimento sobre o tumulto ocorrido durante o desfile quando, segundo a vereadora, mães, pais e alunos entraram em desespero ao saber que estava havendo nas imediações do desfile, uma confusão.
De acordo com suas colocações da tribuna da Casa, houve a falta de organização e segurança e é preciso que a prefeita faça uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido. Assegurou a vereadora, que logo após o ocorrido, postou em sua rede social a sua preocupação em manter a segurança das pessoas que participam do desfile.
O vereador Edvanio Correia (Edvânio do Zé Baixinho) (Pros) na condição de líder da prefeita saiu em defesa da gestora, afirmando que o requerimento deveria ser encaminhado a secretaria a de Defesa Social que é a responsável pela Segurança Pública, o que mais uma vez foi contestado pela vereadora, voltando a afirmar que é dever do Estado proporcionar a segurança da população, no entanto o desfile foi organizado pela prefeitura e que deveria ter contratado segurança particular.
O vereador Ronald Vital Rios (Pros) afirmou em seu pronunciamento, que é de responsabilidade do governo do Estado, oferecer a segurança para a sociedade. O vereador Fabiano Leão, também saiu em defesa da administração municipal, afirmando que no evento, havia policiamento para dar segurança a quem estava nas ruas.
O vereador Josias Albuquerque (PSD) em seu pronunciamento afirmou que não era hora de atribuir a falha a A ou B, mas corrigir os erros para que não voltem a acontecer.
Ao final, Aurélia Fernandes voltou à tribuna para reafirmar a sua posição e dizer, que não estava ali falando porque era oposição, mas defendendo o direito do cidadão em assistir com segurança a um desfile, e que no próximo ano não levará sua filha para o evento, porque não se sente segura.
Moção de Pesar
Foi aprovada Moção de Pesar, de autoria do vereador Moisés Machado (PSD) e Gilvania Barros (PMDB) pelo falecimento do líder comunitário, Manoel Correia de Melo, conhecido como Seu Maninho, líder dos Bairros João Paulo II e também da Primavera, que realizou importante trabalho social e religioso durante toda a sua existência. O presidente Márcio Marques (PSC) anunciou a sessão ordinária para está quarta-feira, (04) e logo após Audiência Pública com os moto-taxistas de Arapiraca. A sessão será iniciada as 19h40.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"