Reunião em Petrolina
A secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, representou o município de Arapiraca, na sexta-feira (14), na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, na primeira reunião de secretários de planejamento do grupo que compõe o G20 Semiárido.
O objetivo do encontro é formar um grupo de articulação para desenvolver políticas públicas e específicas para a realidade da população do semiárido.
Representantes Estiveram presentes representantes à reunião, além da secretária Cícera Pinheiro, representantes dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia. Em nome da prefeita Célia Rocha, a secretária Cícera Pinheiro, destacou a importância da realização do encontro para fortalecer as políticas públicas para a região.
Primeiro encontro Nesse primeiro encontro foram discutidas propostas de melhorias a serem implantadas nos 20 maiores municípios desses estados, incluindo também Alagoas. “Queremos criar condições para que essas cidades e as demais do interior do nordeste possam estar potencializadas economicamente”, explicou o secretário de planejamento de Petrolina, Geraldo Júnior. Durante a reunião, os integrantes do G20 conversaram sobre os desafios enfrentados pelas cidades do semiárido.
Arapiraca O trabalho de recuperação das ruas está acontecendo em várias localidades, apesar das chuvas deste período de inverno. Além das 80 obras ocorrendo pelos bairros, a prefeita Célia Rocha determinou o recapeamento das principais entradas de Arapiraca para ainda este ano.
Ruas beneficiadas Segundo o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Valdeir Galindo, a medida vai melhorar o fluxo de serviços e pessoas que transitam pela cidade, que é destaque no Turismo de Negócios. As vias beneficiadas em uma das entradas serão as Avenida Governador Muniz Falcão, bairro São Luiz, seguindo Rua Dom Jonas Batingas, no Ouro Preto e indo até a Rua Boa Vista, no Centro.
Duplicação Outra importante ação que efetivará o fluxo e beneficiará 700 mil pessoas é a duplicação da rodovia que liga Arapiraca a São Sebastião. As obras já iniciaram no último dia 10, com aval prefeita Célia Rocha e do governador Renan Filho, para alavancar o desenvolvimento no município.
Pavimentação A prefeita está ainda acompanhando a realização de obras de pavimentação em oito bairros: Baixa Grande, Bonsucesso, Boa Vista, Zélia Barbosa Rocha, Primavera, Nova Esperança, Canafístula e Senador Arnon de Mello. Até o dezembro, serão pavimentados mais de 300 mil metros quadrados de ruas em Arapiraca.
Maragogi Em poucos meses, a Avenida Senador Rui Palmeira na orla de Maragogi, ganhará um item reivindicado há tempo pelos moradores: a iluminação. Nesta segunda-feira (17), o Prefeito Henrique Madeira esteve na superintendência da Caixa Econômica, onde se reuniu com o Engenheiro da instituição para tratar da conclusão da análise do projeto da nova iluminação da orla.
Estão na conta Segundo o gestor, os recursos na ordem de R$500 mil já estão na conta. “Estamos nos ajustes finais do projeto, após a Caixa Econômica aprovar, realizaremos a licitação, a previsão é que os trabalhos comecem em novembro e sejam concluídos em no máximo dois meses”, explica.
Nova iluminação O projeto prevê a instalação de 40 novos postes com aproximadamente 75 luminárias. “Além de mais modernos e funcionais do que os atuais, o novo conjunto de luminárias também terá maior durabilidade e garantirá que a luz refletida tenha um alcance maior, aumentando o potencial das lâmpadas e transmitindo maior tranquilidade aos maragogienses e turistas” salienta Madeira.
RÁPIDAS
... Ainda Maragogi: O Secretário de Agricultura, Junior Vasconcelos, intermediou, na última sexta-feira (14), uma reunião entre os presidentes de assentamentos de Maragogi e a Superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Lenilda Lima. Na ocasião, os trabalhadores reivindicaram o acesso a recursos federais para melhorias de suas áreas.
... Os representantes são das comunidades Caramurú, Chã da Eva e Nova Jerusalém, onde estão assentados, mas sem os recursos melhorais necessários para o desenvolvimento de suas produções e das casas onde moram.
... Na ocasião, o Secretário ressaltou que os assentamentos precisam de investimentos para produzir e solicitou ao Incra, a sua devida inclusão no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos de agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"