Receio

14/03/2015

A bancada alagoana começa a sentir o clima de tensão dos prefeitos alagoanos. Os gestores estão em contato permanente com os deputados federais e senadores para que os projetos que aumentem as despesas dos municípios sejam aprovados na Câmara Federal. Os prefeitos já se mobilizam novamente para ir a Brasília cobrar dos representantes. Segundo os gestores, os municípios estão com sérias dificuldades em fechar a folha de pagamento.

PauloDamasoEmpenho

O prefeito de Anadia, Paulo Dâmaso, que assumiu no lugar de José Augusto, tem mostrado serviço. Ele tem procurado a bancada na Assembleia Legislativa do Estado e dialogado com o governo para tentar construir no município uma escola em tempo integral. Dâmaso já informou que outras reuniões estão agendas com o objetivo de alavancar os investimentos em Anadia.

Serviço

Em Limoeiro de Anadia, o prefeito James Marlan, diz que tem muito a agradecer o senador Benedito de Lira (PP) por ajudar nos investimentos na cidade. Segundo James, em pouco mais de sete anos, Limoeiro de Anadia está bem mais desenvolvida que na época em que o deputado Antonio Albuquerque (PRTB) conseguiu eleger representante da sua família ao Executivo. Marlan tem dito aos assessores que nas eleições municipais, terá uma missão mais fácil para eleger seu sucessor.

Cotado

Pela votação expressiva na campanha para deputado federal, o filho o deputado Antonio Albuquerque, Nivaldo Albuquerque pode ser lançado candidato a prefeito de Limoeiro de Anadia. Mais uma vez, deve prevalecer a campanha do novo, da juventude política.

Bases

Prefeitos do Agreste e do Sertão estão recorrendo constantemente ao deputado federal Marx Beltrão (PMDB) para que seus pleitos sejam atendidos na Câmara Federal. Beltrão está recebendo os gestores com frequência em seu gabinete. A informação obtida pela coluna é que fazia tempo que os prefeitos não contavam com um representante no Congresso tão solícito aos pleitos municipalistas.

De olho

Quem viaja para Arapiraca, passando pela cidade de São Miguel dos Campos, percebe a investida pesada que o ex-deputado Joãozinho Pereira (PSDB) está fazendo na região. Pereira quer ser candidato em São Miguel dos Campos e sua presença é constante na região. Apoios não faltam ao deputado estadual.

Sem força

Em São Miguel dos Campos a informação que circula é que o prefeito George Clemente (PSB) não conseguirá eleger seu sucessor, principalmente pelos apoios que têm na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Ainda na cidade, os eleitores querem saber se o deputado federal João Henrique Caldas (SDD) fará defesa de Clemente e seu futuro candidato.

Articulações

Desde o início desta semana que a prefeita Célia Rocha (PTB) está em Brasília, na capital federal, visitando ministérios em busca da liberação de recursos para execução de mais obras sociais no município. Acompanhada do deputado federal Marx Beltrão (PMDB) e da assessora-técnica Edina Pereira, a prefeita Célia Rocha esteve no Ministério das Cidades, onde manteve uma reunião proveitosa com o ministro Gilberto Kassab. Na reunião foram avaliados projetos voltados para os setores de habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana.

Sumiu

Depois de não conseguir apoios o suficiente para se candidatar a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus (PMDB) caiu no ostracismo. No município, a sua gestão tem sido contestada na Câmara de Vereadores e também nas ruas. O segundo mandato de Matheus era vislumbrado pela população com mais esperança pelo eleitorado.

RÁPIDAS

*A realização de eleições gerais, o fim da reeleição e a extensão de mandato para seis anos, a aprovação de voto distrital, e o financiamento das campanhas com recursos exclusivamente públicos são alguns dos posicionamentos dos gestores municipais.

* As propostas defendidas pelos prefeitos foram debatidas durante audiência pública da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, que analisa Propostas de Emendas à Constituição (PECs) 344/13, 352/13 e outras.

* Desde o final do ano passado, em meio a problemas com o abastecimento de energia em quase todo o País, o governo federal negou a possibilidade de racionamento e medidas semelhantes. No entanto, lançou na quinta-feira, 12 de março, uma campanha de conscientização do uso de energia elétrica direcionada às famílias brasileiras.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.