Repulsa

12/03/2015

O prefeito de Rio Largo, Toninho Lins (PSB) decidiu ir para o contra-ataque. Disse que os vereadores que querem o seu afastamento por improbidade administrativa já lhe pediram favores e benefícios. Segundo o gestor, eles não conseguiram êxito e decidiram realizar na Câmara de Vereadores de Rio Largo uma Comissão Especial de Investigação. A briga política no município está longe de encerrar e quem deve mesmo decidir esta situação é mesmo o Judiciário.

Crise na saúde

Em Viçosa, o prefeito Flaubert Filho decretou falência no hospital que era considerado referência na região. O clima no município é de revolta, já que o prefeito culpa apenas o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que segundo ele, estão apenas diminuindo. Na Câmara de Vereadores, o prefeito também não tem encontrado muito apoio, tendo em vista que a presidente do parlamento, vereador Micheline Toledo, já se posicionou contra as atitudes do prefeito em diversas oportunidades.

Tranquilo

O vereador Hugo Wanderley, presidente da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), informou que as Câmaras Municipais acertaram com as prefeituras que os repasses mensais do duodécimo sejam parcelados. Segundo o vereador, as prefeituras estão com dificuldades em transferir os recursos para os parlamentos e por isso, houve a necessidade de um acordo.

Reforma

De acordo com o presidente da Uveal, o vereador Hugo Wanderley, os vereadores querem saber mais da reforma política que está em pauta no Congresso Nacional. Hugo que foi reeleito para mais um mandato da entidade, quer levar a discussão para os municípios.

Só problemas

O deputado Galba Novaes (PRB) já demonstrou que fazer barulho na Assembleia Legislativa será muito fácil, no entanto, após ter arrumado novos problemas com a Mesa Diretora, o parlamentar pediu desculpas na quarta-feira (11). Galba sentiu ontem que sozinho não poderia fazer tanto estardalhaço, arriscado ter uma comissão para avaliar seus atos.

Ameaça

Enquanto isso, na Câmara de Vereadores de Maceió, o vereador Galba Netto (PMDB) informou que foi ameaçado pelas redes sociais por causa da aprovação do seu projeto que proíbe os ‘paredões’ de som na capital alagoana. Galba disse que comunicou ao Estado que sofreu ameaças e aguarda providências.

Apoio

Em São Luís do Quitunde, alguns servidores da prefeitura decidiram apoiar o prefeito Eraldo Pedro, acusado de improbidade administrativa porque não repassou mais de R$ 21 milhões à previdência do município. No manifesto, os servidores colocaram uma foto do prefeito com uma bola de futebol no pé com a fase: o que é do homem, o bicho não come.

Segurança

O vice-prefeito Marcelo Palmeira participou de reunião, ontem, na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social. A pauta do encontro foi o apoio da Prefeitura às ações do policiamento comunitário desenvolvidas pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL). A reunião foi conduzida pelo juiz Maurílio Ferraz e contou com a participação do major Alexandre Ferreira, que conduz o Programa de Polícia Comunitária; do Major Francelino, do Núcleo de Policiamento Comunitário da PM e ainda do comandante de Policiamento da Capital, Coronel Marcos Sampaio, além de representantes da Força Nacional e da Polícia Civil.

Cartão de visitas

Mais uma ação planejada está sendo executada pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). Desta vez, o alvo da Operação Cartão de Visitas é um shopping situado no bairro de Mangabeiras, em Maceió. A sexta etapa da operação ocorreu ontem mobilizando mais de 60 servidores, entre fiscais de tributos e pessoal de apoio. A operação tem caráter educativo e visa coibir irregularidades dos contribuintes. As empresas que apresentarem inconsistências serão notificadas e terão prazo de 20 dias para se adequarem à legislação.

Rápidas

*Continua aberto o credenciamento de empresas para prestação de serviços de guincho de veículos automotores (leves e pesados), apreendidos durante as fiscalizações de transporte realizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) em todas as rodovias estaduais.

*Os interessados podem se credenciar a qualquer tempo, desde que obedecidas às exigências constantes do edital de credenciamento, que pode ser conferido na íntegra na página eletrônica www.arsal.al.gov.br. No documento, localizado ao lado esquerdo do site, constam ainda a lista de toda a documentação necessária para o cadastramento, assim com a especificação das normas e valores para os serviços.

*O presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Marcus Vasconcelos, recebeu na manhã desta quarta-feira, 11, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), que se colocou à disposição da nova gestão. Durante a visita de cortesia foram discutidos assuntos relacionados à regulação, principalmente na área de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.

*Um debate técnico, provocado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), sobre a privatização da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casa), está marcado para ocorrer em uma reunião extraordinária, nesta terça-feira (17), às 18 horas, na sede do Conselho. O presidente Fernando Dacal, convocou para este debate, representantes da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), do Governo do Estado, da Associação dos Municípios (AMA) e da Casal para sanar dúvidas relativas ao projeto.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.