Reunião com prefeitos
A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, se reuniu na quinta-feira (29), com 10 prefeitos alagoanos para definir os rumos da educação do estado. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges.
Ao lado da secretária Municipal de Educação (SME), Gorete Queiroz, e da subsecretária da pasta, Patrícia Madeiro, a gestora pontuou a preocupação no âmbito regional. “Não basta apenas Arapiraca avançar neste sentido, mas todos os municípios em redor”, diz.
Dificuldades
Por isso, ela salientou a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Márcio Marques, para que fique ciente do que poderá chegar em breve na plenária legislativa em prol de uma melhor educação para todos. A reunião teve presença do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, e nela foram apontadas as principais dificuldades de cada cidade justamente no tocante educacional.
Recursos do Fundeb
Na oportunidade, o advogado e consultor da AMA, Geraldo Monteiro, fez uma explanação acerca da expectativa dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para 2015 e também o piso do magistério.
Decisão coletiva
Célia Rocha e o presidente da AMA defenderam que é necessária antes a realização de um estudo técnico sobre a administração dos recursos destinados para a educação para que as decisões sobre o setor sejam tomadas de forma coletiva pelos prefeitos reunidos. “Não existe educação de qualidade sem planejamento devido”, comenta Marcelo Beltrão, que é também prefeito de Jequiá da Praia.
Carta aberta
A informação está no blog do Bernardino: Às vésperas de tomar posse como Deputado Estadual, Rodrigo Cunha lança uma carta aberta onde propõe que legislativo, sociedade civil organizada e instituições constituídas se unam para buscar uma gestão mais moderna e transparente na Casa de Tavares Bastos. “Quero fazer a minha parte, mas somos muito mais fortes se estivermos juntos em busca de um mesmo objetivo, por isso proponho um pacto por um legislativo mais claro e voltado para os verdadeiros interesses da população”, disse Cunha.
Nova Casa
No documento, Rodrigo lista cinco iniciativas que, na opinião dele, seriam o pontapé inicial para a construção de uma nova Casa de Tavares Bastos. As propostas vão desde medidas mais simples, como a implantação de um painel eletrônico para as votações ao cumprimento da legislação quanto à divulgação irrestrita de gastos. “É importante que a casa atenda as solicitações de transparência propostas pelo Ministério Público Estadual. Além disso, é necessário ter medidas urgentes para recuperar a credibilidade do poder legislativo. Proponho que seja criada uma comissão permanente, formada pela sociedade civil organizada, para acompanhar as atividades e contas do parlamento”, explicou ele.
Modernização
O texto foi divulgado na quinta-feira (29), na página de Rodrigo Cunha no Facebook. Além das ideias já propostas, o deputado eleito convoca a população para acrescentar sugestões para a modernização do poder legislativo. O objetivo, segundo Cunha, não é estabelecer um julgamento precipitado ou uma caça às bruxas.
Novo capítulo
“Vou estar junto com a população, pois represento os alagoanos e tenho que honrar os 60.759 eleitores que, assim como eu, querem mais clareza na Assembleia. Para isso espero contar com todos os alagoanos, com meus colegas parlamentares, sobretudo o novo Presidente da casa para juntos construirmos um novo capítulo na história de nosso Estado”, finalizou ele. A posse da nova composição da Assembleia Legislativa acontece neste domingo, dia primeiro de fevereiro, a partir das 15h, na Casa de Tavares Bastos.
Desaparecida 1
A informação está no site 7segundos: Uma jovem de 23 anos desapareceu na tarde da última quarta-feira em Arapiraca. Williany Priscila Cordeiro Ferreira Silva foi cista pela última vez por volta das 10h da manhã no Centro da cidade. De acordo com familiares, a jovem usava uma calça jeans azul, blusa branca e óculos de sol quando saiu de casa.
Desaparecida 2
O marido de Williany informou que ela não faz uso de nenhuma medicação que pudesse interferir na sua saúde mental, nem usa drogas. Quem tiver alguma informação sobre a jovem desaparecida pode entrar em contato através do número (82)9838-2303.
Rápidas
... O número de famílias beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas com as cisternas de abastecimento humano do programa Água para Todos já supera a marca de 21 mil. Cerca de 100 mil pessoas estão sendo beneficiadas.
... A capacidade de armazenamento das cisternas, em conjunto, supera os 330 milhões de litros de água – cada reservatório pode armazenar até 16 mil litros e suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses. ... Mais de cinco mil famílias ainda serão beneficiadas no estado pela Codevasf, parte das quais identificadas em um trabalho ativo de busca por pessoas que vivem com acesso precário a água.
... Esse trabalho de busca é realizado conjuntamente por técnicos da Codevasf e membros de comitês gestores municipais do Água para Todos, dos quais fazem parte representantes de associações, cooperativas, igrejas, organizações diversas da sociedade civil e poder público. Para atender à demanda adicional, a Codevasf solicitou ao Comitê Gestor Nacional do programa uma ampliação do número de cisternas destinadas a Alagoas.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado