Alerta na Câmara
O clima foi de comoção quando a secretária de Cultura de Arapiraca, Tânia Maria, usou o espaço da Tribuna Livre, na terça-feira, 9, da Câmara Municipal, para pedir que fosse repensado o problema dos crimes cometidos por menores no município. Bastante abalada, Tânia falou sobre o assassinato do próprio filho, Eric Jones, morto por um menor de 16 anos, no último dia 6 de novembro.
Violência
Segundo a secretária, a violência hoje já não é coisa de periferia, mas em todos os lugares. “É hora de tomar uma decisão sobre o crescimento da violência, que tanto tem feito famílias inteiras chorar a morte de seus filhos, cujos crimes são cometidos por menores, que em pouco tempo estarão nas ruas tirando a vida de pessoas inocentes”, comentou a secretária.
Deixou Arapiraca
Quem também esteve participando da Tribuna Livre, foi o Delegado Especial da Força Nacional, Maique Evelin Longo Pereira, que aproveitou para comunicar aos vereadores, que estará deixado Arapiraca, nos próximos dias. Ele foi o delegado responsável pela prisão do menor de 16 anos, acusado de ter assassinado o filho da secretária de Cultura de Arapiraca, Tânia Maria, em novembro passado.
Contou com apoio
Eu seu pronunciamento, o delegado disse que durante os dois meses em que passou como Delegado Especial da Força Nacional, contou com o total apoio da polícia Militar e Civil no combate a criminalidade.
Boa notícia
Ele disse que em apenas dois meses como titular, conseguiu solucionar 64 inquéritos, entre eles, solucionar e prender o menor acusado de assassinar Erick Jhones, filho da ex-secretária de cultura de Arapiraca. Outra boa notícia, segundo o Delegado de Polícia da Classe Especial, Maique Evelin, a Força Nacional, conseguiu reduzir em 44% o número de homicídios em Arapiraca. Participaram também, a secretária Cícera Pinheiro e o ex-secretário de Cultura de Arapiraca, Ronaldo Oliveira.
Novo presidente
A matéria está no semanário palmeirense Tribuna do Sertão: Na ultima sessão legislativa de 2014, conforme manda o regimento da Câmara de Vereadores, o vereador Salomão Torres foi reeleito para o comando da casa legislativa. Salomão, do PSDB, era o candidato do prefeito tucano James Ribeiro, que se empenhou pessoalmente, exigindo de sua base política na Câmara, o voto para Torres.
Chapa única
Ainda de acordo com o semanário, as tentativas de formação de uma chapa concorrente foram infrutíferas e Salomão concorreu em chapa única, obtendo os votos dos vereadores Val Basílio (SD), Ernande da Saúde (PHS), Gilberto Vitório (PMDB), Fábio Targino (PT), Joelma Toledo (PMDB), Édila Canuto (PSDB), Marta Gaia (PSDB) e Ronaldo Correia (PRB). Votaram contra Salomão Torres os vereadores Márcio Henrique (PPS), Tales Targino (PMDB) e Agenor Leôncio (PMDB). Sheila Duarte estava ausente, pois convalesce de uma cirurgia a que se submetera no último dia 4.
Mudança significativa
Na nova Mesa Diretora, apenas uma mudança significativa. Sai o primeiro secretário Sérgio Passarinho (PMDB) e entra o petista Fábio Targino (PT) que segundo assessores aceitou a “missão” de integrar a Mesa após um acordo de Salomão com sua líder de bancada Sheila Duarte.
Nova mesa
A nova Mesa Diretora ficou composta da seguinte forma: Presidente Salomão Torres (PSDB); Marta Gaia (PSDB), vice-presidente; Fábio Targino (PT), primeiro secretário; Ernande da Saúde (PHS), segundo secretário e Gilberto Vitório (PMDB), terceiro secretário.
Aterro sanitário
Os 20 prefeitos e prefeitas que fazem parte do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste) estão formando um novo grupo de trabalho, com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), para viabilizar a construção de aterros sanitários em substituição aos lixões a céu aberto.
Gestores unidos
Os gestores estiveram mais uma vez reunidos, dessa vez, na tarde desta terça-feira (9), em Arapiraca, para debaterem o novo prazo estipulado pelo governo federal, por meio de Medida Provisória que prevê a conclusão dos aterros em todo o Brasil até o ano de 2019.
Rápidas
... De acordo com o novo prazo, os municípios com até 50 mil habitante terão, a partir de agora, o prazo máximo para construir os seus aterros sanitários até o ano de 2017. A Medida Provisória selecionou os municípios por faixas de habitantes, a fim de facilitar a viabilização da obra, conforme o perfil de cada localidade.
... A prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), que estava acompanhada do secretário de Meio Ambiente de Arapiraca, Ivens Barbosa, destacou o apoio de outros órgãos estaduais que tratam da questão, bem como o acompanhamento do Ministério Público, entre outras instituições para ajudar os municípios que fazem parte do Conagreste.
... Durante a reunião, ficou definido um novo encontro no dia 15 deste mês, para avaliação do Plano Regional de Resíduos Sólidos, que será apresentado em assembleia na AMA, no próximo dia 17 deste mês.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado