Combate à corrupção
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Arapiraca. “Engajamento social para o combate efetivo da corrupção. Para os especialistas, é apenas o cidadão quem pode mudar o cenário de seguidos reveses que vivencia a sociedade brasileira. Esta foi uma das colocações feitas na 9ª edição do Dia Internacional Contra a Corrupção, realizado nesta terça-feira (9), em Arapiraca”.
O evento, que contou com apoio da prefeita Célia Rocha, ocorreu pela primeira vez em sua história numa cidade do interior do Brasil e o município que mais cresce em Alagoas foi escolhido para acolher toda esta base estratégica para o combate à corrupção.
Autoridades
Várias autoridades e estudantes se reuniram no auditório do Planetário Municipal Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, para debater a transparência das contas públicas, a defesa do patrimônio e o fim da corrupção.
Abertura do encontro
Na mesa de abertura do encontro organizado pela Controladoria Geral da União (CGU), estavam a prefeita Célia Rocha; o chefe da CGU em Alagoas, José William Gomes da Silva; o coordenador do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (FOCCO/AL), Ênio Pimentel; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Thiago Bonfim; o advogado da OAB, Antônio Carlos Gouveia; o procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Sérgio Jucá; coordenadora-geral do Estado de Alagoas, Rosa Maria Barros Tenório; e o advogado da União, André Luiz de Almeida Mendonça.
Controle e fiscalização
“Nossa cidade foi escolhida para sediar este evento pelo claro objetivo de aproximar os principais de órgãos de controle e fiscalização estatal aos pequenos e médios municípios. Este encontro registra um momento importantíssimo de diálogo e cooperação entre governos Municipal, Estadual e Federal. A corrupção é, em qualquer país, um dos principais obstáculos para a efetivação de políticas públicas para o povo. Por isso, discutir formas de combatê-la tem sido a cada dia uma necessidade mais urgente. Mas isto se passa pela conscientização da própria população. E é o que vamos fazer”, diz a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, ressaltando a necessidade de fortalecimento das instituições de controle e a iminente punição aos corruptos e corruptores em todas as instâncias.
Palestina 1
Na madrugada de terça-feira, 9, o vandalismo tomou conta da cidade de Palestina. A decoração para os festejos natalinos amanheceu depredados. Não foi a primeira vez que isso aconteceu. Segundo a prefeita do município, Lane cabudo, na semana passada já houve situação parecida. “Destruíram os bonecos alusivos ao Papai e a Mamãe Noel”, disse a prefeita para revelar que prestou queixa à polícia, onde na oportunidade entregou as gravações das câmeras de vigilância com a finalidade de identificar os arruaceiros e processá-los conforme a lei.Palestina 2
Essa é a primeira vez que a prefeitura de Palestina ornamenta a cidade para os festejos. Praças, árvores e a própria prefeitura recebeu a decoração especial. O presépio e todo o material que foi destruído já encontra-se em fase de reparos. A decoração virou atração e dezenas de pessoas, principalmente os jovens, reúnem-se para tirar fotos e postá-las nas redes sociais.
Pé Leve
Na manhã de sexta-feira (5), entrou em funcionamento a primeira indústria do Pólo Multissetorial do Distrito Pé Leve, empreendimento considerado um divisor de águas na história econômica do município. Apostando nesse sonho e, principalmente, no desenvolvimento de Limoeiro de Anadia, a Indústria Popular Alimentos deixou Arapiraca e transferiu toda sua unidade de produção para o município vizinho, onde passa a operar numa área com aproximadamente 45 mil metros quadrados, espaço três vezes maior que suas antigas instalações.
Inauguração
A inauguração da Popular Alimentos contou com as presenças de várias autoridades, entre elas o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), o prefeito Marlan Ferreira, diretores da empresa, demais empresários, secretários de Estado, do Município, vereadores, entre outros. Destaque para a presença de Seu Sebastião, fundador da marca há mais de quatro décadas.
Investimento
A nova unidade contou com um investimento aproximado de R$ 6 milhões, gerando uma média de 300 empregos diretos, sendo que a metade destes postos de trabalho é ocupada por limoeirenses, atendendo a um pedido do prefeito Marlan. O jovem Jonathas Silva Santos, de 22 anos, foi um dos limoeirenses beneficiados com a chegada da indústria alimentícia. Trabalhando há seis meses na empresa, Jonathas alega que terminou os estudos e ficou sem perspectiva de trabalho, uma vez que não havia empregos em sua cidade e que os gastos com transporte para trabalhar em Arapiraca não compensariam financeiramente.
Treinamento
Mais de 1.500 pessoas que já passaram pela primeira etapa da fase de admissão, na empresa AeC, iniciaram na manhã de sábado (6), a segunda etapa da avaliação, com um treinamento profissional nas instalações no prédio do Sesc, ao lado do Centro Administrativo Municipal. A empresa tem 22 anos de história e trabalha com especialização em atendimento ao público, com 14 unidades pelo Brasil.
Rápidas
... Com a chegada da AeC, o município recebe, em toda a sua história, o maior investimento em contratação de uma só vez de grande número de trabalhadores.
... Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB) e apoio da secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio e equipe, estão sendo ofertadas, inicialmente, 1.300 vagas de trabalho com carteira assinada, plano de saúde e vale-transporte para jovens e adultos de Arapiraca.
... O treinamento começou às oito horas e se estenderá até as 18 horas, nas instalações do prédio do Sesc.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado