Vaguinha

10/11/2014
lucianoBarbosssa

Não param de chegar diversos pedidos dos aliados de Renan Filho (PMDB) para uma vaguinha no governo que inicia no próximo ano. Os homens de confiança do ainda deputado federal estão pedindo calma e informam que tudo tem o seu tempo. Renan que ainda está recebendo as informações da equipe de transição do governo Vilela, diz que precisam primeiro mergulhar nos diversos documentos preparados pela equipe do governador tucano. Coordenando a equipe de transição do próximo governo, Luciano Barbosa, ex-prefeito de Arapiraca e vice-governador eleito, está atento a todas as informações repassadas pelo governo Vilela. Sempre está cobrando documentos sobre a situação do estado principalmente no que diz respeito à educação.

Força O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, já é considerado por muitos como a pessoa no governo Renan Filho que irá fazer investimentos na educação. Luciano sempre foi muito elogiado em Arapiraca por causa das escolas em tempo integral construídas no município ao longo dos oito anos em que administrou a segunda maior cidade de Alagoas.

Descanso Quem estava descansando após a campanha foi o vereador Júlio Cezar. Ele esteve em São Paulo. Volta aos trabalhos na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios, pensando no que pode fazer em 2015. Júlio é cotado para ser candidato na cidade com o aval do governador Teotonio Vilela Filho.

Base enfraquecida O PSDB conseguiu eleger um bom número de deputados na Assembleia Legislativa, no entanto, difícil será ver algum deles fazendo oposição ao governo Renan Filho. Pode ser que a surpresa da eleição, Rodrigo Cunha, teça comentários por ser antagônico no parlamento, porém, deputados como Edval Gaia Filho e Gilvan Barros Filho, que apoiaram Renan na eleição podem fazer vista grossa.

Votação Esta semana deve entrar em pauta novamente a votação para o aumento em 1% para o Fundo de Participação dos Municípios. O aumento já foi aprovado em primeira votação. Prefeitos de todo o país pressionam as bancadas na Câmara Federal para que a Proposta de Emenda a Constituição seja uma realidade no próximo ano.

Serviço O deputado Ronaldo Medeiros aguardava uma votação maior nas eleições deste ano. Apesar de ter conseguido ser reeleito, ele lembra que as pessoas continuam votando por dinheiro e não pelo trabalho desenvolvido pelos parlamentares. Medeiros tem mostrado o que fez durante os quase quatro anos na ALE.

Autuada A Prefeitura de Belo Monte foi autuada pelo IMA pelo crime de disposição inadequada de resíduos sólidos. O Município continua mantendo um lixão na cidade, em completo desrespeito à legislação ambiental. "Apesar dos recentes sinais de pá mecânica, o que indica que houve uma limpeza de terreno, ainda assim, a Prefeitura foi multada em R$ 38.860", informou Carlos Eduardo Godoy, coordenador de fiscalização do IMA.

TAC O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) e o Instituto do Meio Ambiente em Alagoas (IMA-AL) firmaram na sexta-feira (7) Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Construtora Humberto Lôbo, a Prefeitura do Município de São José da Laje e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no qual estes se comprometem a possibilitar o adequado funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Conjunto Habitacional Vereador Armando Lyra Ferreira da Silva, construído para atender aos desabrigados das enchentes de 2010, no município de São José da Laje.

Inauguração A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Jequiá da Praia inaugurou, na última sexta-feira (7), o Centro Assistencial do Conjunto Jorge Castro. A comunidade é a primeira a receber um centro descentralizado que irá disponibilizar os serviços ofertados na sede da Secretaria de Assistência Social. Neste primeiro momento, o local será usado para a realização de reuniões e oficinas para o grupo de mulheres e cursos do Pronatec para a comunidade. Posteriormente, em dias previamente agendados, serão oferecidos atendimentos de todos os programas realizados pela secretaria: Cadastro Único, Bolsa Família, Pronac, além de entrega de leite as terças e quartas para os inscritos no programa que moram no conjunto. No local, os moradores do Conjunto Jorge Castro também poderão esclarecer dúvidas e buscar informações.

RÁPIDAS

* Coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Pop e Unidades de Acolhimento têm até o dia 14 deste mês para fazer o preenchimento dos questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2014. O levantamento é feito anualmente desde 2007, e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país.

*Uma denúncia de moradores de Anadia deu conta de que mais de 20 unidades de saúde estavam fechadas no último final de semana. No sábado, as crianças na foram vacinadas contra a poliomielite.

*O prefeito de Anadia, José Augusto, disse que a vacinação está acontecendo na zona rural, no entanto, por causa de contenção de despesas não pode fazer no último sábado, mas que na próxima semana as vacinas estarão dispostas.

* Ainda em Anadia, o prefeito José Augusto já avisou que 150 contratados no município serão demitidos por conta da crise.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.