Está decidido
Após confirmar a sua pré-candidatura a prefeito de Arapiraca no pleito de 2016, durante entrevista que concedeu na semana passada a vários órgãos de comunicação, o empresário Adoniran Guerra (PDT) se mostra motivado com a receptividade de diversos segmentos sociais, políticos, comunitários e empresariais da segunda cidade mais importante de Alagoas.
“Sinto-me honrado com as manifestações positivas em torno do meu nome, sobretudo por partir de pessoas que anseiam que o município volte a ser administrado com mais competência, dinamismo e alegria, para que, assim, possa atrair novos investimentos”, disse Adoniran.
Críticas à administração Adoniran Guerra, que foi responsável pela construção do primeiro shopping do interior - o Arapiraca Garden Shopping, faz críticas diretas à administração da prefeita Célia Rocha (PTB), por não ter buscado alternativas para deixar o município cada vez mais independente das transferências de recursos federais. “Vamos combater o marasmo, com trabalho, criatividade e projetos voltados para setores primordiais como saúde, educação, cultura e assistência social. Não podemos permitir a falência do poder público, com demissões de servidores, inadimplência com fornecedores e serviços de qualidade duvidosa para a população”, afirma o empresário arapiraquense.
Quer mudanças Para Adoniran Guerra, se não houver com urgência uma mudança na forma de administrar, Arapiraca corre o risco de entrar em decadência, a exemplo de cidades como Palmeira dos Índios, que praticamente pararam no tempo em termos de crescimento econômico e social.
No mesmo rumo “Arapiraca, infelizmente, está no mesmo rumo. A falta de incentivos é inaceitável e provoca situações negativas como a saída de empresas do município. Um exemplo é o que ocorreu com a fábrica de doces Popular, que deixou a cidade e se instalou no Polo Industrial de Limoeiro de Anadia. Para se ter uma ideia da importância dessa fábrica ela gera mais de 600 empregos. O Grupo Coringa, uma indústria alimentícia consagrada no País, gera cerca de mil empregos”, completou o empresário.
Atividade cultural Mais de 1.300 crianças e adolescentes arapiraquenses participaram na manhã e tarde de ontem, terça-feira (4) de uma atividade cultural no cine teatro do Planetário Digital Municipal, a Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, bairro de Zélia Barbosa Rocha. Os jovens da zona urbana e rural de Arapiraca apresentaram temas transversais, falando de amor, cotidiano e história. Eles são integrados a todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município, o que notabiliza 21 comunidades envolvidas neste evento.
Oficinas de arte O Teatro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o antigo PETI, é um trabalho projetado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Segundo a pedagoga Josefa Nunes, este é um trabalho voltado para jovens de vulnerabilidade e que moram em periferia, reinserindo-os nas atividades pedagógicas e culturais, através de oficinas de arte.
Potencialidade “O objetivo deste projeto sociocultural vinculado ao teatro é justamente engrandecer a potencialidade que há dentro de cada um deles que, com certeza, terão um belo futuro pela frente”, diz, ressaltando que participaram desta edição crianças de 7 a 13 anos e adolescentes de 14 a 17 anos de idade.
Festival de Teatro No ano passado, no próprio Planetário, houve o IV Festival de Teatro do Projovem de Arapiraca. Na ocasião, foram apresentadas 12 peças, um coral e um grupo de dança, todos das comunidades e bairros de Jardim das Paineiras, Manoel Teles, Primavera, Brisa do Lago, Planalto, Batingas, Boa Vista, Itapoã, Portal e Baixa da Onça.
Pão de Açúcar 1 O curso “Caminhos do Cuidado” é uma formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A abertura foi realizada em uma das salas de aula da Faculdade São Vicente (FASVIPA), no início da manhã e encerrada às 16 horas de terça-feira (4).
Pão de Açúcar 2 O público alvo do curso foram os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem das Estratégias de Saúde da Família (ESF). O objetivo foi capacitar estes profissionais para o desenvolvimento de ações de cuidados em saúde mental às pessoas, famílias e comunidade que fazem parte do seu território de atuação.
Pão de Açúcar 3 Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Valeria Oliveira Rezende, o curso será oferecido aos profissionais que atuam na zona rural, nos dias 04, 18 e 25 deste mês. E para os profissionais que atuam na zona urbana, será ministrado nos dias 07, 14, 21 e 28 de novembro e, ainda, no dia 05 de dezembro próximo.
RÁPIDAS
... Para manter a intensificação da sinalização de trânsito em Arapiraca, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) concluiu, na terça-feira (4), a colocação de placas indicativas no Trevo Padre Jefferson e uma parte da pintura de faixas de pedestres no Centro da cidade.
... Os serviços executados pelas equipes do Departamento de Trânsito (DT) fazem parte do Plano Municipal de Mobilidade Urbana determinado pela prefeita Célia Rocha (PTB) para proporcionar mais segurança a condutores e pedestres.
... “É importante que mantenhamos a sinalização de trânsito sempre em perfeito estado de conservação para que as pessoas possam respeitá-las cada vez mais e se previnam de quaisquer circunstâncias ocorridas nas vias”, observou Célia Rocha ao comentar sobre a ação com o titular da SMTT, Ricardo Teófilo.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado