Caos em Traipu
Os atrasos de salários dos servidores municipais da Prefeitura de Traipu têm afetado inúmeros segmentos da cidade, principalmente o comércio que vem registrando um alto índice de inadimplência. A prefeita Conceição Tavares, a exemplo da maioria dos prefeitos alagoanos alega que a crise financeira se deve por conta das frequentes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Pagou com atraso
Esse argumento, no entanto, é contestado pela professora Maria Áurea que questiona o atraso de pagamento dos salários dos professores e serviçais do quadro efetivo. “A verba do setor educacional vem todo mês e, portanto, não justifica o fato da Prefeitura ter pago o mês de setembro no dia 14 de outubro. E, só agora, ter pago aos serviçais efetivos”, afirma a professora. Panelaço nas ruas
A situação está ainda mais complicada para os servidores contratados não só da educação como das demais áreas. “Por conta disso, os serviços funcionam de forma precária, prejudicando diretamente a população. Infelizmente não podemos contar com o apoio da Câmara, em virtude da ligação dos vereadores com o Poder Executivo. Mas estamos atentos e se a prefeita não pagar o salário relativo ao mês de outubro até o dia cinco de novembro, vamos promover um “panelaço” nas ruas da cidade para mostrar a sociedade alagoana o que está ocorrendo com os servidores de Traipu”, disse a professora, que é conhecida no município como Aurinha.
Pautas-bomba
O presidente do Senado, Renan Calheiros, negou nesta quinta-feira (30), que irá colocar em votação projetos que causem impacto nos gastos do governo federal, as chamadas “pautas-bomba”. “Não haverá pautas-bomba. Temos responsabilidade com o equilíbrio fiscal”, garantiu Renan.
Dívidas 1
O presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou em entrevista à imprensa, que colocará em votação, na próxima quarta-feira, o projeto que muda o indexador de correção das dividas de estados e municípios com a União.
Dívidas 2
O projeto que prevê a troca do indexador das dividas de estados e municípios não representa gastos a mais para o governo, mas reduz a arrecadação, uma vez que o novo índice para correção dessas dividas será menor. “Vamos colocar em votação, porque há um acordo em relação a essa matéria”, disse Renan.
Mais escolas
Para continuar fortalecendo a qualidade da educação e do ensino público em Arapiraca, a prefeita Célia Rocha (PTB) assinou, no início da tarde de quinta-feira (30), a ordem de serviços para a construção de mais duas escolas no município.
Canafístula
As unidades de ensino serão edificadas nos bairros Canafístula e na comunidade remanescente quilombola de Pau d'Arco. A solenidade ocorreu no auditório da Casa da Cultura e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ana Valéria Peixoto, demais secretários municipais, autoridades e convidados.
Ampliação
Com a construção das duas escolas, a rede municipal de ensino será ampliada, passando de 57 para 59 unidades de ensino para atender ainda mais, preparar e qualificar mais de 35 mil jovens que residem na área urbana e também nas comunidades rurais de Arapiraca.
Justa homenagem
Na quinta-feira (30), durante as comemorações alusivas aos 90 anos da emancipação política de Arapiraca, o ex-deputado estadual Narciso Lúcio recebeu das mãos da prefeita Célia Rocha (PTB) e do superintendente dos Correios em Alagoas, Luiz Carlos da Rocha, uma homenagem ao seu pai, o ex-senador João Lúcio da Silva. Agricultor, comerciante e líder político, no ano de 1966 João Lúcio da Silva passou a comandar os destinos de sua terra, para mais um mandato como prefeito e elegeu novamente seu parente José Lúcio de Melo para deputado estadual em mais dois mandatos seguidos.
Rápidas
... Agricultor, comerciante e líder político, no ano de 1966 João Lúcio da Silva passou a comandar os destinos de sua terra, para mais um mandato como prefeito e elegeu novamente seu parente José Lúcio de Melo para deputado estadual em mais dois mandatos seguidos.
... Mais adiante, em 1974, elegeu seu filho Narciso Lúcio para deputado estadual. E para culminar a sua carreira política, em 1980, foi eleito suplente na chapa do senador Arnon de Melo que saiu vitorioso com a votação de João Lúcio no Agreste alagoano.
... Com o falecimento do ex-governador e senador Arnon de Mello, o carismático político João Lúcio da Silva, para orgulho de Arapiraca, assumiu o mandato de senador da República. Sua vida de lutas e glórias chegou ao fim no dia 17 de julho de 1985, com o seu falecimento
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado