Eleições em Arapiraca

20/10/2014

Secretario Rogerio TeofiloO ex-secretário de Articulação Política de Alagoas, Rogério Teófilo (PSDB), não desanima, apesar da derrota que sofreu nas últimas eleições para a Câmara Federal. Animado com o crescimento da candidatura de Aécio Neves para a presidência da república, Teófilo prepara uma grande manifestação em Arapiraca nesta última semana de campanha.

Confiante na vitória “Vamos caminhar pelo centro e bairros de Arapiraca, levando a mensagem do candidato tucano para presidência. Acreditamos na sua vitória”, afirma Teófilo demonstrando euforia diante dos resultados das últimas pesquisas eleitorais que apontam Aécio em uma pequena vantagem na frente da candidata do PT. “Acreditamos no voto do eleitor alagoano e em especial da cidade de Arapiraca em prol do candidato do PSDB”, afirma Rogério.

Vereadora Cerca de 3.500 pessoas compareceram ao sepultamento da vereadora Branca Andrade (PSDB), na manhã de sexta-feira (17), na cidade de Pão de Açúcar, em clima de muita emoção. Mas antes de o caixão seguir para o Cemitério São Francisco de Assis, foi celebrada uma missa para recomendação do corpo, na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, pelo monsenhor Petrúcio Bezerra de Oliveira, pároco local.

Cerimônia A igreja ficou lotada durante a cerimônia religiosa e diversas autoridades estavam presentes, entre essas, o prefeito Jorge Dantas, governador Teotônio Vilela Filho, futuro governador Renan Filho, deputados federais Alexandre Toledo e Pedro Vilela, deputados estaduais Inácio Loiola e Bruno Toledo.

Autoridades Prefeito Cristiano Mateus (Marechal Deodoro), ex-prefeito Jasson Gonçalves (Pão de Açúcar), ex-prefeito prefeito Paulo Dantas (Batalha), vice-prefeito Marco Tavares (Pão de Açúcar), juiz Galdino José Amorim de Vasconcelos (Pão de Açúcar), Durval Mendonça Júnior (Santana do Ipanema), vereadores locais, além de outras autoridades e lideranças políticas locais e regionais.

Faleceu em Maceió A vereadora Maria Etelvina Andrade Cruz Almeida, popularizada como Branca Andrade, por volta de 6 horas da manhã de quinta-feira (16), faleceu na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, aos 57 anos, em consequência de um câncer de pulmão, após ter sido submetida a um rigoroso tratamento no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, sendo que a luta contra a doença durou um pouco mais de seis meses.

Atuação destacada Destacam-se entre as bandeiras de luta da vereadora Branca Andrade, em Pão de Açúcar: preservação do rio São Francisco, combate à violência praticada contra a mulher, valorização da mulher, melhor qualidade da energia elétrica fornecida pela Eletrobrás, mais segurança para a população e apoio a projetos referentes à Clínica Sertaneja de Apoio ao Dependente Químico.

Cultura em Arapiraca “São iniciativas como essa que frutificam nossa cultura popular”, diz o poeta pernambucano Sandoval Ferreira, visitando a cidade de Arapiraca e conhecendo o projeto Cultura na Praça, que acontece todas as segundas-feiras. Sempre na arena da Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”, no bairro do Centro, o evento desta segunda (20) foi especial em reverência aos 90 anos de Emancipação Política de Arapiraca.

Artista popular Estiveram no local os artistas populares Bastino da Sanfona, Nelson Rosa, Maxsuel do Acordeon, Afrísio Acácio, Wilson China e Sandoval Ferreira, além de muitos outros de municípios vizinhos. Estes dois últimos, por exemplo, são de Pernambucano e ficaram encantados com o projeto.

Apoio importante “Este Cultura na Praça contempla a amplitude da nossa cultura popular, convergindo artistas de boa parte do estado de Alagoas, com aboiadores, cantores de toada, repentistas, poetas matutos e o forró pé-de-serra, além de um público que apoia o artista local. É muito importante essa valorização porque vai mostrando aos mais novos toda essa efervescência no setor cultural. Tenho que parabenizar o trabalho da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Cultura e Turismo e, não menos importante, do seu Afrísio Acácio, que comanda esse evento com tanto fervor, mantendo viva essa tradição”, diz Sandoval Ferreira.

RÁPIDAS

... Natural de Iati-PE e morando atualmente em Garanhuns-PE, ele declamou seu poema “Gonzagão deixou de herança forró, xaxado e baião”, de seu livro “Porteira Velha se Abrindo Faz Meia Lua no Chão”, lançado no ano passado, e ainda fez rimas homenageando Afrísio. Sandoval afirmou nunca ter visto algo assim em Pernambuco e pretende voltar outras vezes.

... Admirado ficou também Wilson China, cordelista, declamador e músico popular de Lajedo-PE. “Andei por vários lugares do Nordeste e confesso que nunca vi nada igual a este formato de projeto desenvolvido em Arapiraca - nem em Caruaru, considerada a ‘Capital do Forró’ a gente presencia algo assim tão bonito, tão intenso, onde se mostra o trabalho do cordelista, do aboiador, do sanfoneiro.

... Os idealizadores deste Cultura na Praça estão todos de parabéns, realmente”, coloca Wilson China, que é inclusive membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC).

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.