Feliz da vida
Depois de muita luta e contando com os votos dos amigos que conquistou ao longo de anos de vida pública, Socorro Catonho está feliz da vida. Com sua ajuda Rodrigo Cunha, filho da saudosa deputada Ceci Cunha findou sua campanha como o mais bem votado de Alagoas para a Assembleia Legislativa.
Surpresa Assim, apesar da campanha montada desde o início do ano pelo PSDB, partido ao qual é filiado, Rodrigo surpreendeu até os mais experientes especialistas em eleição. Carismático, Cunha teve o apoio de muitos eleitores como Catonho, amiga pessoal de Ceci e que depositou energia e muitas esperanças no jovem, ex superintendente do Procon de Alagoas.
Gosto especial
A vitória teve, para todos que o acolheram, um gosto especial. Foi como um bálsamo aqueles que choraram a morte de Ceci e buscavam mais do que a justiça. Agora o que se viu foi o carinho e o reconhecimento a política assassinada no dia de sua posse.
Pão de Açúcar
Está marcada para esta sexta-feira (10), no Auditório João Lisboa, na Rua Cônego Jasson Souto, conhecida como Rua do Ginásio, mais um mutirão para cirurgias de catarata, que tem como objetivo realizar triagem através de consultas e exames, para diagnóstico e cirurgia em pessoas com idade acima de 60 anos. O início do mutirão está marcado para as 07 horas da manhã, segundo informações da coordenadora do NUPS, Telma Rodrigues Leite. Esta ação da Prefeitura será realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dela participarão profissionais da área de oftalmologia.
Auditório
Segundo a assessoria, os interessados deverão procurar o local de atendimento ao público, isto é, o Auditório João Lisboa, às 07 horas da manhã. Lá, uma equipe estará atendendo aos interessados com idade acima de 60 anos. No local de atendimento será exigido um documento que identifique o paciente. Esta ação é conhecida popularmente como “mutirão da catarata” e é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar.
Conheça a doença
Segundo a OMS, a catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano. A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. É a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida (que é a forma mais frequente da doença).
Queda no FPM
A informação é da Associação dos Municipios Alagoanos (AMA): Os municípios sofrem mais uma vez com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). No primeiro decênio de outubro houve uma queda de 13,85% se comparado ao mesmo período do mês anterior.
Situação grave Para o presidente da AMA, Jorge Dantas, a situação está cada vez mais grave. “Administrar um município tem ficado difícil, as quedas são constantes e não há planejamento que se adeque. A população precisa entender que a situação é realmente de crise. Isso não é um jogo de palavras, está realmente muito complicado”, afirma.
Responsabilidade
Enquanto a arrecadação cai mês a mês, todos os custos municipais aumentam; do salário mínimo ao custo dos programas sociais. A carga de responsabilidade cresce numa proporção inversa sem uma solução a curto prazo.
Será votado
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou ontem, 7, que o projeto que trata da indexação das dívidas dos estados deve ser votado ainda este ano. “Nós vamos votar. E há um compromisso do Governo de que essa decisão tenha a sanção presidencial. Os estados não aguentam mais pagar essa taxa escorchante de juros e o Congresso tem um compromisso com esse calendário”, afirmou o presidente do Senado.
Discussões Atualmente, as dívidas são corrigidas pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais juros de 6%, 7,5% ou 9% ao ano. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 99/2013-Complementar está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em entrevista coletiva, Renan Calheiros também defendeu a retomada das discussões sobre a recuperação do poder de compra dos benefícios pagos aos aposentados.
Rápidas
... “Essa discussão da necessidade de recuperar o poder de compra dos aposentados que recebem acima de um salário mínimo é inevitável e temos necessariamente que travá-la”, comentou.
... A 126 km da capital alagoana, a cidade de Arapiraca tem se mostrado ao longo das últimas décadas uma potência econômica, tanto por convergir mercados como por atrair eventos de todos os tipos. Deste modo, o turismo tem se destacado como um dos vieses palpáveis para a economia local.
... Pensando nisso, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) esteve nesses meses anteriores, junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e a consultoria da Rede de Soluções Sustentáveis, elaborando um planejamento estratégico pra o setor.
... O documento feito abordará as diretrizes para o que tange o Turismo em Arapiraca para os próximos 10 anos, isto é, até 2024. Para efetiva validação, ele ficará em consulta pública por 30 dias até novo encontro do conselho
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado