Quem paga a conta?

29/08/2014

Vaquejadas, emancipações políticas, homenagens aos santos padroeiros e até “festa de boneca” estão sendo realizadas no interior com a participação de cantores renomados e bandas de forró eletrônico. Detalhe: as autoridades suspeitam que a conta – com raras exceções, não está sendo paga pelas Prefeituras e sim candidatos ao Governo de Alagoas, Câmara Federal e até a Assembleia Legislativa de Alagoas.

Show “gratuito”

Em tempo: Em seu site oficial (http://www.alceuvalenca.com.br/), o cantor pernambucano AlceuValencaAlceu Valença, que sempre cobra cachê na ordem de R$ 120 mil, anunciou a realização em Alagoas de um show “gratuito” – isso mesmo: de graça!!! A “caridade” de um dos maiores artistas deste país (este colunista é fã incondicional dessa figura enigmática) foi de fato realizado no último dia 16, na cidade de Mar Vermelho, em Alagoas. Alceu Valença fazendo caridade?????? Pois é. Como diz o ditado: em política até boi voa. Está aí um belo exemplo. Pode uma coisa dessas?????

Festa em Pão de Açúcar

No próximo dia seis de Setembro acontecerá no Iate Clube na cidade de Pão de Açúcar o baile mais aguardado do ano: a 5ª edição do Aonde Está Você? Nesta edição acontecerá uma tributo a todos os presidentes do clube em especial, ao presidente-fundador Ronalço dos Anjos. A animação este ano ficará por conta da Orquestra " SUPER OARA" de Arco Verde- PE. A organização da festa é de Milton Lopes, com apoio de familiares e amigos.

De olho em Brasília

O vereador Fabiano Leão (Pros) usou a tribuna da Câmara Municipal na noite de terça-feira, 26, para defender a candidatura de um nome de Arapiraca para representar a cidade e a Região Agreste em Brasília. Por isso, segundo ele, está apoiando o nome do ex-secretário de Articulação Polícia de Alagoas, advogado Rogério Teófilo, para deputado federal. Fabiano lembrou que Arapiraca já teve três deputados federais. “Não se admite que uma cidade do porte de Arapiraca e uma população com cerca 250 mil habitantes não ter um representante”, disse.

Foi aprovado

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite de terça-feira (26), sessão ordinária com os trabalhos dirigidos por Gilvânia Barros, Aurélia Fernandes, Professora Graça e Edvânio do Zé Baixinho. Durante a sessão, foi aprovado requerimento da Professora Graça, para que seja encaminhado a Câmara Municipal o Projeto de Lei que trata sobre a Estrutura do Plano de Cargo, Carreira e Vencimento da Rede Pública Municipal de Ensino de Arapiraca.

Gratificações

Em seu pronunciamento, a vereadora Professora Graça defendeu os servidores que têm gratificações e perdem depois que são aposentados. De acordo com ela, a lei ampara todos os servidores públicos que recebam por mais de dez anos essas gratificações. Professora Graça também solicitou a Secretaria de Educação, a criação de uma comissão especial paritária para discutir, revisar e modificar o Plano de Cargos e Carreira –PCC e o Estatuto do Magistério da Rede Municipal.

Capacitação

Com o compromisso de melhor o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a Prefeitura de Arapiraca tem contribuído para a capacitação de seus servidores em cursos realizados em todo o Brasil. No último sábado (23), uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) participou do curso de “Apoio Matricial na Atenção Básica”, realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Osvaldo Cruz.

Atenção básica

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o curso visa contribuir para difundir e aprimorar as práticas de apoio matricial na atenção básica, fomentar intervenções contextualizadas nos territórios, formar 2600 alunos-multiplicadores, e mobilizar profissionais para o processo de qualificação da atenção básica.

Sete meses

O curso teve a presença de oito técnicos da saúde de Arapiraca, selecionados durante processo, que terá sete meses de duração, equivalendo a uma carga horária de 180 horas curriculares, das quais 100 horas são à distância e o restante presencial

Rápidas

... “Desde o início da gestão da prefeita Célia Rocha muito profissionais da Saúde arapiraquense já puderam participar de capacitações e através delas pôr em prática nas atividades que exercem. Um servidor que tem o incentivo de poder estudar e aprender ainda mais na sua profissão, desempenha um trabalho de qualidade e alto nível”, disse a superintendente de Atenção à Saúde, Noélia Barboza.

... Na manhã de ontem, quinta-feira (28), aconteceu uma ação de conscientização no hall do Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges, com os servidores da Prefeitura de Arapiraca, tratando da Esclerose Múltipla.

... Foram traçados os sintomas que podem identificá-la e como tratar esta doença que afeta uma a cada 750 pessoas, segundo o neurologista Pedro Bernardo Carvalho Filho.

... Segundo ele, os sintomas às vezes são confundidos e os enfermos geralmente procuram outros especialistas, por apresentarem perda de visão súbita, unilateral ou bilateral; perda de audição; perda parcial da coordenação motora; paralisias em qualquer membro; dormência ou formigamento em partes do corpo; dificuldade para falar; e perda do controle da urina e/ou fezes.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.