Atendimento especializado
A cidade de Arapiraca vem ganhando notoriedade nacional, através dos cuidados investidos às gestantes de alto risco, puérperas e crianças, por meio de atendimentos especializados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo recém-criado Espaço Nascer. Sob a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) que tem dado prioridade aos cuidados e acolhimento da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou em janeiro deste ano, um local exclusivo para mulheres com situação gestacional de alto risco.
Alto risco De acordo com a diretora do Espaço Nascer, Ana Magna Vieira, é considerada gravidez de alto risco, as gestantes que apresentam possibilidades de complicações durante a gestação e portadoras de doenças crônicas, a exemplo da hipertensão, epilepsia e diabetes.
Dependentes químicas Ainda segundo ela, mulheres com idade inferior a 12 e superior a 35 anos ou que possuam anormalidades estruturais nos órgãos reprodutivos também estão propensas a esse perigo, assim como as dependentes químicas podem apresentar riscos durante a gravidez.
Santana do Ipanema Este ano, o 2° Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) promoveu, nos 18 e 19 de agosto, diversas atividades no alto sertão de Alagoas para os estudantes das universidades parceiras que estão participando do evento. A programação científica e cultural em Santana do Ipanema foi bastante diversificada e reuniu diversos pesquisadores.
Parcerias As grandes parceiras para a realização Caiite no Sertão foram a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema. A programação cultural foi composta pela apresentação do Coral de Senhoras da Secretaria de Assistência Social de Santana do Ipanema, um trio pé-de-serra e uma banda formada por estudantes.
Palestras e oficinas Segundo a coordenadora do Caiite no município, Natallya Levino, mesas redondas, minicursos, palestras e oficinas foram realizadas durante o congresso que reuniu um público de aproximadamente 600 pessoas, incluindo universitários, professores do ensino superior e educação básica, servidores das secretarias da cidade e pessoas da sociedade em geral.
Sociedade “Fomos muito elogiados por trazermos o Caiite para Santana, tivemos uma grande participação da sociedade que pôde aprender e compartilhar conhecimento. Diversas atividades foram realizadas, como o Espaço do Bem-estar, onde aulas de pilates, ioga e meditação foram ofertadas aos participantes”, pontua Natallya.
Eleições 2014 Mais de 300 evangélicos estiveram reunidos na terça-feira (19), em Porto Calvo, para manifestar apoio e carinho ao candidato do PSDB ao governo do Estado, Júlio Cezar. A celebração contou com a presença de 225 membros, além de 150 visitantes, entre eles, pastores de outras igrejas quadrangulares e da Assembleia de Deus de Porto Calvo e de municípios vizinhos. “Sou, por convicção, um cristão, de família cristã. Minha irmã praticamente cresceu em uma Igreja Quadrangular, não poderia deixar de vir a Porto Calvo para este evento”, disse o candidato tucano.
Família simples “Venho de uma família simples. Minha mãe era vendedora de verduras na feira, meu pai, um agricultor. Consegui, a muito custo, me tornar jornalista, radialista. Mas, pela política, foi que descobri como fazer o bem às pessoas. Estou nesta caminhada pelos que têm a mesma origem que eu. Para que os hospitais possam funcionar, para que tenhamos escolas públicas de qualidade, para que outros pais e mães possam ter o orgulho que a minha mãe teve ao ver o filho se formando em um curso superior. Peço as bênçãos de vocês para levar esse governo à periferia e trabalhar por quem mais precisa”, destacou Júlio Cezar.
Uma promessa A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) terá vez e voz, caso o deputado federal Renan Filho (PMDB) seja eleito governador do Estado. Durante sabatina com alunos da instituição, o candidato majoritário da coligação Com o povo pra Alagoas Mudar assegurou que a universidade terá autonomia financeira.
RÁPIDAS
... Renan Filho passeou pelos corredores da Uneal, visitou salas, cumprimentou e conversou com alunos. Antes da sabatina, o reitor Jairo Campos listou uma série de pleitos, entre eles, a autonomia financeira e o aumento do repasse para a instituição para R$ 530 mil. Foi requisitado ainda a convocação de professores concursados, ampliação física e de cursos da universidade estadual.
... "Em meu governo, a Uneal terá autonomia financeira. Ainda na transição, o reitor será chamado para analisar as possibilidades reais do aumento do repasse e autonomia. O percentual da receita líquida terá que ter fôlego para poder manter o acréscimo", disse Renan Filho.
... As perguntas feitas abordaram questões sobre a educação e segurança pública. Renan informou que pretende desenvolver o ensino básico, alfabetizando a criança na idade certa; e em paralelo, fazer uma 'revolução' no ensino médio.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal