Asfalto para Taquarana

16/07/2014

Prefeito Bastinho AnacletoO prefeito Bastinho Anacleto assina, por volta das 15h de hoje, a ordem de serviço da primeira etapa da pavimentação asfáltica da estrada que liga o centro de Taquarana ao Distrito de Lagoa Grande. No total serão 6,7 km de asfalto, orçados no valor de 7,6 milhões de reais. Acompanharão o ato solene, representantes da empresa vencedora da licitação que realizará o serviço, o Secretário Municipal de Obras, Floriano Rosse e demais secretários do Governo Municipal Taquarana do Povo, comerciantes e sociedade civil.

Obra importante

“Uma obra desse porte, sem sombras de dúvidas, trará benefícios aos moradores daquela comunidade. Estamos buscando cada vez mais fazer o melhor para o nosso povo, sei da importância que essa obra tem para todos, principalmente os moradores que fazem esse trajeto diariamente, já que em períodos de chuvas, a estrada fica quase intransitável, devido à quantidade de buracos que se formam naturalmente”. Completou.

Cadeia para corruptos

Durante sabatina promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Alagoas (Fecomércio-AL), na terça-feira (15), no auditório do Senac, o procurador Eduardo Tavares, candidato do PSDB ao Governo de Alagoas, falou de sua atuação dentro dos quase 30 anos no Ministério Público Estadual, como promotor e procurador-geral de Justiça, no combate à corrupção e ao desvio de recursos públicos.

Meio de vida

“Precisamos separar os políticos sérios, que usam a verdadeira política para aprimorar o Estado, dos políticos que confundem o que é público com o que é privado, que querem fazer da política seu meio de vida. Para essas pessoas que procuram enriquecer com o dinheiro público, não vejo outro caminho que não seja a cadeia. Foi o que fiz nesse tempo no Ministério Público. Processei e prendi quase 200 maus gestores, por isso tenho o repúdio de parte dos políticos alagoanos”, disse Tavares.

Novo olhar

”Alagoas precisa passar por essa modificação, por essa experiência de ser administrada por alguém de fora da política. E estou feliz porque sinto que terei a oportunidade de governar. Precisamos desse novo olhar, dessa nova forma de encarar desafios. O que podemos é voltar no tempo, voltar ao crime de mando. Não podemos andar para trás”, avaliou candidato do PSDB.

Festivais em Arapiraca

Visando mostrar o potencial gastronômico e agrícola da cidade, a Prefeitura de Arapiraca realizará, no final deste ano, dois festivais que evidenciarão a cultura do abacaxi e da mandioca.

Em recente reunião, foram delimitadas as temáticas dos eventos, que deverão ter oficinas, palestras técnicas e motivacionais, dia de campo e degustação.

Programação

Serão dois festivais, no entanto, em datas distintas. A "Expo Mandioca do Agreste Alagoano" está confirmada do dia 10 até 19 de outubro, onde haverá seminário de mandiocultura, exposição e comercialização, além da presença do 2º Festival Gastronômico de Arapiraca estar inserido em sua programação.

Festival do abacaxi

Já o "1º Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano" ocorrerá um mês depois, em novembro, na Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região Agreste de Alagoas, localizada na comunidade Poção, em Arapiraca.

Municípios

Os municípios de Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia também integrarão o festival. "É importante essa interação entre as cidades da região agrestina para a troca de experiências exitosas. Estamos querendo trazer palestras sobre técnicas de produção, aproveitamento e comercialização do abacaxi para os produtores locais", diz o secretário Municipal de Agricultura (Semag), Rui Medeiros.

Estiveram na reunião

Além dele, estiveram presentes na reunião a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, e técnico da Sectur, Aermeson Barros; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Limoeiro de Anadia, Marcelo Albuquerque, e seu subsecretário José Ferreira, o Zezinho; o secretário de Agricultura de Taquarana, Luiz Cavalcante Tavares, o Luiz da Emater; a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rosete Albuquerque; e a presidente da Associação dos Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi, Judite Caetano. Um novo encontro deve acontecer em breve.

Rápidas

... Registrando a recente passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, a revista Alagoas S.A. trouxe como reportagem de capa de sua edição de número 19 a temática da caatinga e, nela, reportou as ações que acontecem na cidade de Arapiraca.

... A matéria especial de Valdir Júnior com colaboração de Elisana Tenório tratou da atitude de um professor arapiraquense, preocupado com o bioma não somente da caatinga, mas de plantas nativas que ajudem tanto na ornamentação verde da cidade em si como para o bem-estar e um ar mais puro para todos.

... Ele, Cícero Galdino, fez o plantio de árvores em seu bairro Capiatã e isto atraiu o olhar de moradores de outras localidades. O educador, com apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), implementou o projeto Arborizar Para Melhor Viver.

... “Muitas pessoas têm procurado mudas para o plantio no perímetro urbano, mas elas só são cedidas se houver comprometimento na manutenção e cuidado daquela planta até chegar em sua fase adulta”, diz Galdino, que enfatiza que muitos buscam o angico-branco que dá nome ao município arapiraquense

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.