Corte de água nas Prefeituras

19/06/2014

Prefeito Jorge Dantas3A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está negociando com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) alternativas de pagamento dos débitos das prefeituras inadimplentes. A pedido do presidente da AMA, Jorge Dantas, a Casal vai suspender o corte de água das prefeituras inadimplentes até o dia 30 deste mês, prazo para o pagamento das faturas referentes ao mês de maio.

Fizeram acordo

O acordo foi firmado numa reunião realizada na manhã de quarta-feira (18), na sede da Casal, entre o superintendente da AMA, Álvaro Machado, o vice-presidente de Gestão Corporativa no exercício da presidência da Casal, Jorge Galvão, o vice-presidente de Gestão Operacional e o superintendente de Negócio da capital, Carlos Figueiredo e Samuel Leite.

Queda do FPM

Para o presidente Jorge Dantas, a AMA pode atuar como mediadora. “Os municípios passam por um momento difícil por causa da queda do FPM, mas vamos conversar com os prefeitos e continuar em contato com a Casal para encontrar a melhor forma de negociar essas dívidas e evitar que o abastecimento seja suspenso”, afirmou Dantas.

Polêmica em União

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, antes de ser destituída de suas funções, baixou uma portaria no mínimo estranha, no dia 6 de junho deste ano, proibindo que se coloque qualquer aparelho de gravação no setor de áudio que procede às gravações da sessão ordinária da Casa de Hermano Plesc.

Medida antidemocrática

Segundo a portaria, qualquer solicitação de áudio devem ser encaminhada à Mesa Diretora. A medida está sendo considerada antidemocrática e segundo alguns moradores, lembra os tempos da ditadura miliar.

Denunciaram

Os radialistas e blogueiros que fazem cobertura das sessões públicas do Poder Legislativo de União dos Palmares estão inconformados e pedem uma providência dos poderes constituídos. Os radialistas formularam uma denúncia ao presidente do Sindicato dos Radialistas de Alagoas, Paulinho Guedes.

Ditadura

“Calar a imprensa é, no mínimo vergonhoso meus pêsames a essa ditadura implantada no Poder Legislativo”, escreveu em seu Facebook o radialista e secretário de Comunicação do município, Kleber Marques.

Obras embargadas

Na manhã de quarta-feira (18), a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) e de Desenvolvimento Urbano (Seduh), embargou as obras de um condomínio residencial localizado às margens da rodovia AL-220.

Licença ambiental

Segundo a equipe técnica da Prefeitura, a licença ambiental do Residencial Colorado está vencida, assim como existem autos de infração, a partir dos seguintes itens: projeto e memorial de drenagem de águas pluviais (projeto sanitário da água); teste de absorção do solo e projeto do sistema individual de esgotamento sanitário; parecer favorável da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); e o monitoramento do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

Irregularidades técnicas

Para o secretário Ivens Barbosa, o condomínio tem apresentado diversas irregularidades técnicas, entre elas a inconsistência de drenagem, pavimentação urbana, assoreamento – devido à obstrução de segmentos na região demarcada para ser uma área verde – e a recuperação inacabada das espécies da região.

Mudanças

“Para que haja condições de moradia neste condomínio, a empresa responsável deverá se adequar aos quesitos impostos pela Prefeitura de Arapiraca, a fim de que não haja problemas no futuro. Os portadores dos terrenos devem ficar atentos a essas mudanças”, informou o secretário.

Rápidas

... O presidente do Senado, Renan Calheiros, participou nesta quarta-feira, ao lado da presidente Dilma Rousseff, do lançamento oficial da segunda etapa do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

... “Seja qual for à formação, quem faz os cursos do Pronatec está pronto para iniciar uma nova trajetória”, previu Renan.

... O Pronatec dá aos alunos e trabalhadores bolsa de estudo ou a possibilidade de financiar cursos de qualificação técnica por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (FIES), inclusive em escolas privadas, desde que a instituição não tenha fins lucrativos.

... Uma das novidades apresentadas, nesta quarta-feira, durante o lançamento da segunda etapa do Pronatec, é que as disciplinas de cursos e treinamentos realizados no âmbito do programa poderão ser validadas como crédito acadêmico em cursos superiores de tecnologia.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.