E pra Federal?
Com a saída de Luciano Barbosa da disputa para a Câmara Federal, novos nomes devem surgir em Arapiraca nos próximos dias. Nos bastidores, já se fala no nome do atual vice-prefeito Yale Fernandes para ocupar a vaga. Novo na política partidária, Yale tem se revelado um articulador importante. Além da boa fama de político boa gente.
Capacitação técnica
Em mais um curso promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos, o prefeito Jorge Dantas se mostrou preocupado com a capacitação técnica das prefeituras de Alagoas. O curso de elaboração de projeto básico e termo de referência começou na manhã desta segunda-feira, 09, e vai até quarta-feira, dia 11. A criação de projetos de qualidade é uma deficiência das gestões municipais, o que acaba sendo negativo para captação de recursos federais. “O que investimos em conhecimento não se perde. O servidor público ganha quando se capacita”, afirmou Jorge.
Vice-governador
Depois de perder as eleições municipais em Arapiraca, o senador Biu de Lira simplesmente sumiu e poucas vezes foi visto na terra do fumo. Agora, pra variar, as vésperas da eleição, anuncia amor a terra de Manoel André e já copiou a ideia dos pré-candidatos Renan Filho e Eduardo Tavares. Biu garante que quer no seu palanque um candidato a vice-governador da segunda cidade mais importante de Alagoas.
São João Comunitário
Os preparativos começaram ainda em fevereiro deste ano. E o resultado não poderia ser outro: as cores e as caras do Nordeste estavam todas lá, estampadas dentro do Palhoção do Arraiá Bom Conselho, no bairro Manoel Teles, em Arapiraca, dando início ao maior São João comunitário de Alagoas no domingo (8).
Zé do Rojão
Logo na entrada da Rua Bom Conselho – que aliás dá nome ao arraial –, uma fotografia do homenageado não somente da Prefeitura de Arapiraca, mas também da comunidade: o radialista e poeta Zé do Rojão sentado ao sofá.
Vila cenográfica
O clima era justamente este, de que a cultura nordestina repousava naquele recinto, tomado por uma vila cenográfica repleta de carroças, poços d'água, Casa do Coroné, fogueiras, Estúdio Zé do Rojão, delegacia, igreja, praça, casa da costureira e brincadeiras alusivas ao sítio como pesca e jogo de argolas.
Resgate às tradições
Segundo o organizador do Arraiá Bom Conselho, há 23 anos esta festa acontece no local. "Nesta mesma rua, diga-se. É um trabalho que a gente vem pontuando, ano após ano, para unir mais a comunidade, para que haja esta integração dos moradores que vocês estão vendo. Mesmo se não fôssemos participar deste 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas, iríamos pedir permissão para fechar essa via e realizar o festejo, de todo modo, para não deixar esse sentimento ir embora", conta Odilon Tenório.
Maragogi
Dentro de um planejamento que tem por objetivo qualificar a população para inclusão no mercado de trabalho e na melhoria da produção rural, a Secretaria de Assistência Social está ofertando o curso de produtor de mandioca no assentamento Massangana, em Maragogi.
Gratuito
Nesta turma, 25 pessoas estão participando gratuitamente do curso que faz parte do PRONATEC -(Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através de parceria firmada entre o Senar/AL. Ministrada pelo instrutor Iran Silvestre e pela mobilizadora Luciana Pereira, a qualificação está prevista para ser concluída em 25 de julho, onde os alunos receberão certificado.
Inclusão social
O Senado abre a semana, que dá inicio à Copa do Mundo no Brasil, com sessão especial para comemorar os 60 anos do Movimento Apaeano. O Movimento é uma grande rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. Atualmente, o movimento congrega a Federação Nacional das Apaes, 23 Federações Estaduais e 2 mil Apaes distribuídas em todo o país, que proporcionam atenção integral para mais de 244 mil pessoas com deficiência.
Rápidas
... Com a apresentadora Xuxa no Plenário, o destaque da semana que passou foi à aprovação, pelos senadores, do PLC 58/2014, que estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados sem o uso de castigos físicos.
... A proposta alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente para vedar o castigo físico de qualquer natureza ou intensidade, além do tratamento cruel e degradante, como instrumentos de correção e educação.
... “Há uma feliz coincidência. Hoje, 4 de junho, é o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão e também o dia em que o Senado votou essa matéria”, destacou Renan.
... A revista Veja registrou o fato na coluna “Sobe”.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas