Boa iniciativa
Com apoio da prefeita Célia Rocha, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça (20) e quarta (21), o seminário “Promovendo o Protagonismo do Dependente Químico e do Familiar no seu Contexto de Vida”.
O evento realizado no auditório da Uneal, foi direcionado aos dependentes químicos em tratamento, seus familiares e amigos, com o objetivo de orientá-los sobre a criação de uma associação, que teve o projeto aprovado pelo Ministério da Saúde.
Educação
Durante o dia de ontem (22), gestores e professores da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram de uma oficina de Formação de Educação Empreendedora para alunos cursantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no centro da cidade.
Qualificação
Com base nas informações da gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Isabel Barcellos, o projeto visa à qualificação dos jovens para uma participação ativa na sociedade, incentivando à prática de mercado para futuras decisões profissionais, aliando a carreira de escolha do estudante.
Ufal Palmeira
Os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Palmeira dos Índios estão passando por maus bocados. Desde a primeira turma de 2006, que figurou pelos corredores e salas do CAIC da cidade, no bairro São Francisco, nem sinal de residência universitária tampouco de Restaurante Universitário (RU).
Em construção
Além de terem que dividir à época o espaço com instalações da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e depois com o Corpo de Bombeiros, os estudantes ainda lidavam com essa falta de compromisso da academia. O campus "se mudou" e agora se localiza na Rua Sonho Verde, no bairro Eucalipto, e ainda está em processo de construção.
Só no papel
Segundo alguns discentes, até que há diretórios acadêmicos atuantes que solicitam a implantação do RU e da residência universitária – já que muitos moram em cidades vizinhas –, mas até agora as coisas não passam da sala da reitoria. Na instituição, funcionam os cursos de Assistência Social e Psicologia, com média de 80 alunos se matriculando ano após ano.
Pão de Açúcar
Nesta sexta-feira (23), no horário de 08a às 13 horas, no Auditório João Lisboa, na Escola Municipal Bráulio Cavalcante, a Prefeitura de Pão de Açúcar, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar exames e uma triagem com médicos oftalmologistas, objetivando detectar catarata em pacientes usuários do SUS.
Parceria
Estão sendo convidados por meio de emissoras de rádio e carro de som: pessoas portadoras de doenças como: catarata, diabete e hipertensão arterial e outros interessados. Esta ação faz parte do Projeto Catarata, do Governo Federal, em parceria com as prefeituras municipais. E as pessoas interessadas deverão apresentar documento de identidade e cartão do SUS, no ato do exame.
Catarata
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Conforme envelhecemos, as proteínas do cristalino começam a se degenerar e ele se torna opaco. isto é, o que o olho vê pode parecer turvo. Esse distúrbio é conhecido como catarata.
Medicamentos
Até que a pessoa tenha cerca de 45 anos, o formato do cristalino pode mudar. Isso permite que o cristalino concentre o foco em um objeto, não importando sua distância. Os fatores que podem acelerar a formação da catarata são: Diabetes, inflamação no olho, lesão no olho, histórico familiar de catarata, uso de corticoides (via oral) a longo prazo ou alguns outros medicamentos, exposição à radiação, fumo, cirurgia em função de outro problema oftalmológico, exposição excessiva a raios ultravioleta (luz do sol).
Rápidas
... Em Pão de Açúcar, por ser uma cidade com temperatura muito alta durante o verão, onde o sol torna-se cada vez mais causticante, é bem provável que este fator contribua para o aumento de casos de catarata em pessoas com idade a partir de 45 anos. A expectativa da secretária Normanda Santiago (Saúde) é de que um número significativo de pessoas compareça para esta triagem que será realizada no dia 23 (sexta-feira).
... O programa “Exercitando a Melhor Idade” da Faculdade de Nutrição em parceria com o curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, está com as inscrições abertas até o dia 30 de maio. Quem tem idade igual ou superior a 60 anos pode se inscrever das 13h30 às 17h (de segunda a quinta) e das 8h às 13h (às sextas-feiras), no Laboratório de Nutrição no Esporte e Envelhecimento que fica localizado no 1º andar da Faculdade de Nutrição.
... É necessário apresentar as cópias de Identidade, CPF, comprovante de residência, e cartão do SUS. Os idosos interessados poderão participar de atividades como musculação, ginástica ou caminhada com acompanhamento nutricional, assistência ambulatorial periódica e orientações em grupo.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas