Em quem doer

16/05/2014

5ccO vereador Kelmann Viera (PMDB) está armado com a sua tropa de choque formada por mais dez vereadores na Câmara de Maceió. Vieira será o candidato à presidência e as eleições devem acontecer ainda em maio. O vereador já se mostrou descontente com a postura do presidente da Casa, Chico Filho (PP), e chegou a dizer que poderia renunciar o cargo da Mesa Diretora. Kelmann e Chico vivenciam situações diferentes. Chico avisa que a eleição será no final de dezembro e Kelmann garante que a maioria tem a prerrogativa de realizar o pleito ainda este mês.

Não gostou

Embora tenha sido indicado para assumir a Sudene, o vereador Zé Márcio, do Pros, seria o candidato do presidente Chico Filho ao comando da Câmara. Quando soube que os vereadores articulam a antecipação da eleição, o vereador não gostou. Se reuniu com Chico Filho, Fátima Santiago e com a vereadora Silvânia Barbosa para saber o que fazer.

Velha história

A 10ª Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) emitiu um parecer contrário ao aumento do número de vereadores da Câmara Municipal de Maceió, que subiria de 21 para 31 parlamentares. A justificativa do aumento de representantes no Legislativo Municipal seria a quantidade de habitantes da capital, que se mantém entre 900 mil e 1.000.050. A posição do MPE/AL será encaminhada à 3ª Câmara Cível onde será julgado o agravo de instrumento com pedido de antecipação de tutela impetrado pelo suplente de vereador Ottemberg Holanda.

Sujou

Em União dos Palmares, a Justiça encontrou uma lista com o nome dos 14 vereadores da cidade, além do atual secretário de Infraestrutura da cidade, Edvan Correia dos Santos, com valores pagos aos vereadores. Na lista, os vereadores receberam quantias entre R$ 3 mil a R$ 7 mil.

Bravos, mas...

Muitos prefeitos alagoanos esbravejam com a presidente Dilma Rousseff por causa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em debate no Congresso Nacional. Na frente da presidente, tiram fotos, postam no Instagram e Facebook e não abrem a boca para falar mais nada.

Dívida

A repactuação da dívida dos Estados e municípios com a União será um dos pontos altos dos debates da 65ª Reunião Geral da FNP. A reunião acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, no Novotel, em São Paulo (SP). No encontro, os prefeitos vão discutir estratégias para garantir a aprovação no Senado e a sanção presidencial do Projeto de Lei Complementar nº 99/2013, que propõe o novo financiamento.

Tradição

O prefeito George Clemente (PSB) foi questionado sobre a realização do São João em São Miguel dos Campos. Em resposta, o gestor garantiu que a festa traz retorno financeiro para o município, e que é carregado de tradição. Segundo Clemente, se não tivesse condições, a festa não seria realizada.

Investigações

Em meio à campanha eleitoral que se avizinha, a Assembleia Legislativa do Estado pode ser alvo de investigação por parte do Ministério Público. Os promotores se debruçam em uma lista de pagamentos realizados pela Casa. Foi desta forma que a Operação Taturana ficou conhecida.

Insatisfação

Os taxistas que fazem transporte intermunicipal estão bastante insatisfeitos. É que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) intensificou a apreensão de veículos que fazem esse transporte, pois decidiu taxar a categoria, que agora precisa se enquadrar nas normas reguladoras do governo estadual. Os 5 mil taxistas que realizam o fretamento de passageiros de um município para outro devem se cadastrar junto a Arsal – órgão responsável pela fiscalização do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.

Análise

O deputado Antonio Albuquerque promete responder a todos os questionamentos sobre a saída do PRTB da Frente de Oposição, bem como esclarecer alguns fatos sobre o pleito deste ano. A coletiva acontece hoje, às 9h, em Maceió.

Rápidas

*O juiz Hélder Loureiro, responsável pelo julgamento da gangue fardada, faleceu ontem, em recife. *Loureiro, após o julgamento, precisou de segurança para a sua família.

*O primeiro compromisso da agenda do prefeito de José Medeiros Nicolau (Zezeco) esta semana oi tomar café da manhã com os agentes de limpeza pública, os garis e margaridas.

*E a Avenida Pierre Chalita, em Maceió. Entregaram a obra às pressas e quando chove, as duas faixas são interditadas. *À época da inauguração, o então secretário de Infraestrutura, Mozart Amaral, informou que obra só traria benefícios.

Blog da Redação

Blog da Redação

Blog da Redação é redigido pelos jornalistas da Tribuna do Sertão. Sempre com pautas impactantes.