Baixo desemprego derrota pessimistas da Globo
05/01/2014
O texto do Janio de Freitas (Leia aqui) na Folha de S.Paulo é uma resposta contundente à turma da Globo que tenta, diariamente, criar uma crise econômica no País.
Ele tem razão ao mostrar que há uma exagerada divulgação da queda do PIB, enquanto se esconde índices mais importantes como o que mede o desemprego.
Em novembro, o nosso desemprego era de 4,6%. Uma taxa menor do que a dos alemães, considerados como donos de uma das economias mais estáveis do planeta.
No mesmo período, os EUA comemoravam a menor taxa de desemprego dos últimos 5 anos. Qual era essa taxa? Ela tinha caído de 7,3% pra 7%.
Mas, o que espera a Globo da nossa economia? A cantilena de sempre: ajuste fiscal, investimentos maiores, mais privatizações...
Cantam a mesma toada que FHC entoa em artigo neste domingo, 5, nos jornais O Globo e Estado de S. Paulo. O provável vice da chapa de Aécio Neves quer o Brasil mais próximos da Europa e dos EUA e a Petrobras participando menos dos leilões do pré-sal. A velha bíblia neoliberal.
Além da queda na taxa de desemprego, que favorece politicamente ao projeto de reeleição da presidente Dilma Roussef, outros números ajudam a proteger o governo das ações da Globo para desacreditar a atual política econômica.
Tremem de raiva ao saberem que o Bolsa Família e o Brasil sem Miséria retiraram 22 milhões de brasileiros da pobreza extrema, que o Minha Casa, Minha Vida, já entregou mais de 1 milhão de moradias e que mais 400 mil serão concluídas neste ano. São 7 milhões favorecidos com casa, água e saneamento.
Os trabalhadores que tiveram melhorias salariais nos últimos anos também compõem o universo dos que não aceitam a ladainha pessimista da Globo e nem o discurso liberal dos tucanos.
Se o objetivo do Partido da Imprensa Golpista é desgastar a presidente Dilma, não há como não reconhecer que estão perdendo a batalha. A realidade da vida tem sido mais forte do que o Big Brother da falsa catástrofe econômica.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar