Fernando Costa na Comissão da Verdade: ‘Os terroristas eram os que usavam fardas’
19/11/2013
Fernando Costa revela que sofreu tortura na prisão[/caption]
Em clima de muita emoção, foi realizada na manhã de hoje (19) a primeira audiência da Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda. No auditório do MISA, em Jaraguá, os membros da Comissão ouviram os relatos da advogada Ezir Colaço e Fernando Costa.
Irmã do líder comunista Rubens Colaço, Elzir falou sobre as prisões e torturas sofridas por ele, e revelou que Colaço quase morreu doente, com água nos pulmões provenientes de uma sessão de tortura por afogamento no Riacho Catolé. Elzir denunciou que o ex-delegado Rubens Quintella acompanhou as torturas.
O outro ouvido foi o ex-vereador de Maceió, Fernando Costa, que foi preso em 1973, quando era líder estudantil e militante do Partido Comunista Revolucionário (PCR). Sob forte emoção, Fernando Costa narrou os detalhes das torturas que foram infligidas a ele e aos seus companheiros e familiares. “Passamos mais de uma semana no Pau de Arara. Fomos agredidos e sofremos choques”. Perguntado sobre as acusações de que o seu partido praticava terrorismo, ele rebateu dizendo que “os terroristas da época usavam fardas”.
As duas primeiras audiências foram presididas pelo cônego Manoel Henrique e contou com a participação de Delson Lyra da Fonseca, Everaldo Bezerra Patriota, Maria Alba Correia da Silva, Maria Yvone Ribeiro. Na abertura, o deputado estadual Judson Cabral, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALE e autor da lei que criou a Comissão da Verdade, se disse emocionado ao participar de um momento tão importante da nossa história mais recente.
As próximas audiências ocorrerão nos dias 26 de novembro e 10 e 17 de dezembro, sempre às 9 horas no MISA, em Jaraguá. Elza Miranda já está confirmada para ser ouvida sobre o desaparecimento do marido, o jornalista alagoano Jayme Miranda.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar