Artigos

O que ninguém te conta sobre livros premiados!

Daisy Gouveia 23/02/2026
O que ninguém te conta sobre livros premiados!
Daisy Gouveia

Você, assim como a maioria de leitores que não tem hábito de leitura ainda, acha que não consegue ler livros premiados?

Tem medo da literatura com prêmios? Arrisque-se sim em títulos que vão seduzir você, pois são leituras muito prazerosas, que é o que você precisa para grudar nos livros. Leia as orelhas, certifique-se que o assunto interessa e se jogue na leitura.

Em 2025, Tony Bellotto, músico do grupo Titãs, ganhou o prêmio Jabuti na categoria romance literário. Bellotto, além de um grande músico, é um grande escritor no gênero policial e 'Vento em setembro' é um daqueles livros que vão fascinar você até a finalização total da leitura. Esse, por exemplo, é um livro que você pode começar de olhos fechados, vai gostar! Além de ter uma história muito envolvente, a escrita muito é acessível.

Na rodada de livros que temos no meu perfil do Instagram, passaram muitas leituras premiadas. 'Os Malaquias', da Andrea Del Fuego, ganhou o prêmio literário José Saramago em 2011, conta a história de uma saga familiar que vai surpreender você até o final. É uma leitura breve, e posso afirmar, espetacular.

Outra obra premiada que caiu no gosto dos leitores foi “Não fossem as sílabas dos sábados”, da Mariana Carrara, ganhador do prêmio São Paulo de Literatura em 2023, aborda luto, amizade e amor, o que culminou na nossa escolha da mesma autora “A árvore mais sozinha do mundo”, desse mês, onde narradores não humanos trazem um as dores e lutas de uma família como testemunhas.

O prêmio Nobel de literatura pelo conjunto da obra em 2022 foi para Annie Ernaux, autora que tem obras de autoficção em textos breves e fáceis, além de reflexivos e temas femininos abordados com grande sensibilidade.

Arrisque-se nos premiados! Vale a pena!

SOBRE DAISY GOUVEIA

Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.

Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro 'Costurando Minha História' onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.

Instagram: @daisygouveiaoficial