Artigos
O carnaval de Maceió
O carnaval em Maceió, antigamente, sempre foi bem organizado e o maceioense era folião de brincar os quatro dias na cidade e nos clubes. A Prefeitura de Maceió, naquela época, constituía a COC, Comissão Organizadora do Carnaval, com jornalistas, artistas, carnavalescos que traçavam a programação do carnaval de rua da cidade.
Nos anos 40/50/60, o carnaval de rua em Maceió iniciava 15 dias antes com a Maratona Carnavalesca na Rua do Comércio, tendo uma orquestra de frevo em cada esquina e o corso rolando. Toda noite o Centro da cidade lotava de foliões e os apreciadores de carnaval, ficavam assistindo da calçada o povo dançar e se esbaldar.
No domingo anterior ao carnaval era vez do Banho de Mar à Fantasia pela manhã na Avenida da Paz. Havia concurso de Blocos de Frevo e Escola de Samba, além de troças, críticas e fantasia. Uma multidão enchia a Avenida da Paz. O Palanque e jurados ficavam em frente ao Clube Fênix.
Nos Clubes em um dos primeiros sábados de Janeiro acontecia o Baile de Máscaras com concurso de fantasia individual e de grupo. Depois era vez das “Prévias Carnavalescas, todos os sábados nos clubes: “Preto e Branco”, “Baile do Hawai”, “Baile Tricolor” até chegar o carnaval. Durante o carnaval, a Rua do Comércio já estava pronta para a continuação do carnaval de rua, onde o povo se esbaldava. Havia a programação nos clubes.
O carnaval de rua de Maceió acabou-se com a esdrúxula justificativa de não incomodar ao turista. A maior burrice criminosa que fizeram com a cidade. Os moradores da cidade começaram a procurar a folia em outros locais, como Recife, Salvador, Barra de São Miguel, Rio, Paripueira. Maceió parece um cemitério com as praias, os restaurantes, bares vazios, deixando de faturar nos dias de carnaval.
CARNAVAL É ECONOMIA CRIATIVA. CARNAVAL É LUCRATIVO
O carnaval constitui-se numa das mais conhecidas expressões culturais do Brasil, pode ser visto como uma síntese da Economia Criativa, uma vez que nas suas diversas formas de manifestação, os pequenos comerciantes, como ambulantes, taxistas, costureiras, músicos, montadores, hotéis, pousadas têm a oportunidade de trabalho e renda.
Nessas diferentes formas de manifestação carnavalesca estão presentes diversos atores da economia criativa. Na música, desempenham papel fundamental os compositores, os puxadores de blocos, os instrumentistas, coreógrafos, estilistas, figurinistas, roteiristas, costureiros, maquiadores, artesãos, bailarinos e passistas.
Na retaguarda, nem sempre percebidos, mas também de papel relevante na preparação e execução dos serviços de Carnaval, estão os publicitários, os decoradores, os gráficos, os profissionais de rádio e TV, os chefs de cozinha e uma enorme gama de colaboradores da cadeia econômica do Carnaval
PREJUÍZO DA CIDADE DE MACEIÓ POR NÃO TER CARNAVAL ORGANIZADO
Maceió está perdendo dinheiro e muito dinheiro em não ter carnaval. Durante o carnaval viajam 200 mil maceioenses em busca de folia, se cada um folião gastar R$ 1.000,00 durante o carnaval, são R$ 200.000.000,00 (duzentos milhões de reais) que deixam de circular na cidade durante os quatro dias de Carnaval. Perdem dinheiro indiretamente uma gama de pequenos e médios negociantes. E os impostos arrecadados pela Prefeitura.
CARNAVAL 2026
Alguns cidadãos inconformados com a situação esdrúxula do Carnaval de Maceió, a turma da resistência criou alguns blocos e no peito e na raça temos uma programação pequena, mas animada. Convidamos os 800.000 habitantes que ficaram em Maceió, para assistirem aos desfiles ou participarem do nosso Canaval com a programação abaixo;
Domingo (15) na Orla, 14 h: Blocão do Domingão e Forrozeiros na Folia Segunda(16) na Praça das Aroeiras – Santo Eduardo- 18 h- Bloco do Coco. Terça (17) no bairro histórico de Jaraguá: 18 h – Bloco da Resistência. Concentração na Praça Marcílio Dias, desfile até a Praça Dois Leões. 17 h – Baile ao ar livre- o Grito de Jaraguá – Produtor Dinho Lopes.
Um bom Carnaval para todos.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
-
5FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade