Artigos
Formigas, Cigarras, Thoreau
Princípio do prazer: tendência da atividade psíquica a buscar a satisfação e evitar o pesar, sem levar em conta a realidade. Princípio da realidade: substituição ou controle das exigências do princípio do prazer com o objetivo de adaptar o organismo às exigências da realidade, assegurando, consequentemente, a satisfação das suas necessidades (Aurélio). Sim, eu sei, em termos de psicanálise é mais complexo, porém, aqui, satisfaz-me o dicionário.
O princípio do prazer leva o comportamento humano a gratificar os instintos (na psicanálise lacaniana prefere-se dizer generalizadamente pulsão; a meu ver, há instinto e há pulsão). Importa dizer: seja de forma direta (saciar a fome, por exemplo), seja por meio de fantasias, buscamos satisfação. Nas atividades inconscientes (ou do id) prevalece esse princípio; a fantasia não se distingue da realidade. Com o adequado desenvolvimento do ego, a pessoa torna-se consciente das exigências do viver (princípio de realidade, supervisionado pelo superego).
Isso, mui resumidamente, é Freud. Anoto estar ciente de que em Para Além do Princípio do Prazer essa teoria sofre revisão. Os componentes antagônicos tornam-se Eros (instinto de vida) e Thanatos (instinto de morte). Os termos antigos, contudo, expressam melhor o meu interesse em concluir uma única coisa: egos maduros e sensatos não renunciam ao prazer, mas sabem alcançar vida prazerosa levando em conta a realidade e negociando com ela. Digo negociando; refuto o obedecendo.
Henry David Thoreau (1817-1862) escreveu Desobedecendo. É um manifesto contra o sistema social. Propõe que não se o combata, mas que se o negue. A realidade vivia interpelando Thoreau, que se repetia em esforços para excluir-se das suas malhas. Consumiu a vida nisso. Thoreau foi muito importante e, dentre outros, influenciou Mahatma Gandhi. Não obstante, discrepo: além de ser impraticável combater individualmente sistemas, não é razoável emprestar a existência a tal combate.
Pondero com a fábula da cigarra e da formiga. Originalmente, supõe-se, criada por Esopo (há mais ou menos 2500 anos), foi recontada por Jean de La Fontaine (há quase meio milênio). É tão sábia que sobrevive: a formiga trabalhava; a cigarra vivia a cantar. Veio o inverno, a cigarra não tinha casa nem comida. O socorro foi prestado pelas formigas, mas... a cigarra foi posta a trabalhar. A cigarra, que se acreditava astuta, acabou a vida cuidando do serviço de animação do formigueiro. Seu canto vadio e descompromissado virou emprego e obrigação. Isso porque as formigas foram legais. A realidade costuma cobrar mais caro.
Daniela Oliveira usa uma versão mais impactante na educação da sua alunada: “A cigarra passou todo o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer. A formiga então perguntou a ela: – E o que você fez durante todo o verão? – Durante o verão, eu cantei – disse a cigarra. A formiga respondeu: – Muito bem, pois agora dance!” (dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com). Essa formiga é má e pouco capitalista; não soube capitalizar a situação.
Amiga minha foi ao bendito sistema que nos subordina ganhar dinheiro para livrar-se do maldito sistema que nos subordina. Uma Thoreau precavida. Primeiro sacrifício, tributo ao sistema; depois liberdade, desprezo pelo sistema. Não ganhou tanto assim. Concluiu que o mundo não a amava o suficiente. Não o renegou, porém.
Sopesadas as coisas, deliberou tornar-se cigarra. Vida de cigarra é dispendiosa. Então, formigueia pela semana para, ao fim dela, cigarrear. Tem-se de bem consigo. Todavia, embora alegue ser contra sua índole, contraria-se: planeja dedicar-se unicamente à formigação; crê ser o sensato para cumprir a vida. Não recomendo. Dado que inteligente, sugiro engenho e obra, sabedoria e festa. Aposto que dará certo.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais