Artigos
O império da má vontade
Num dia qualquer do mês de julho do ano de 1994, estava eu indo a um banheiro, da empresa onde, na época, estava estagiando. Obviamente, estava indo ao banheiro para fazer aquilo que se faz num banheiro. Não, nada disso. Não é o que você está pensando. Era apenas o número um.
Enquanto me aliviava naquele ambiente pouco iluminado, tal qual minha consciência, porém, bem higienizado, ao contrário da minha mente, eis que vejo grudado na parede, junto à janela, um pequeno cartaz, ilustrado com um desenho tosco pra caramba, de um corredor cruzando a linha de chegada, com os seguintes dizeres: “onde muitos veem apenas a derrota, outros reconhecem o início de uma nova jornada”.
Nunca me esqueci dessas palavras que, ao seu modo, ficaram para sempre escritas em meu coração e, por isso, toda vez que o dito cujo do desânimo ousa invadir minha alma para arrastar-me pelo lamaçal da desesperança, vem a minha mente essa lacônica afirmação, lida por mim naquele insalubre ambiente: “o que muitos chamam de derrota, outros chamam de recomeço”.
Sim, é uma grande obviedade, tão grande que ela pode ser encontrada próximo a um mictório de um banheiro de uma empresa qualquer e, talvez, seja por isso mesmo, por ser tão óbvia, que nós vivemos muitos dos dias da nossa vida ignorando-a, da mesma forma que viramos nossas costas para outras incontáveis verdades que, com simplicidade, procuram abrir os nossos olhos e expandir nossa compreensão para além das cercanias da nossa soberba ignorância nem um pouco original.
E o pior é que não aceitamos mesmo. Resistimos a acatar a sabedoria presente na simplicidade das pequenas lições. Não aceitamos, não queremos e temos raiva de quem quer aprender algo com elas, tendo em vista que, na maioria das vezes, o que nós queremos é apenas e tão somente reduzir a grandeza e a beleza da vida ao tamanho diminuto e mesquinho da má vontade que impera em nosso umbigo.
Áudio da crônica: https://www.youtube.com/watch?v=cguI8MMzBW0
Escrevinhado por Dartagnan da Silva Zanela
Mais lidas
-
1GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
5DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea