Artigos
A árvore da democracia
São raras as oportunidades em que podemos vivenciar a história. Na última quarta-feira (31), o Senado fez história de maneira democrática, transparente e equilibrada. Por 61 votos a 20, foi aprovado o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em outra votação, por 42 votos contra 36 e três abstenções, ela manteve os direitos políticos.
Trata-se de um processo que deixou lições para todos, para sempre. Por isso, como presidente do Senado, optei por dialogar com o tempo e não com as paixões do momento. Me pautei pela isenção, paciência e imparcialidade, respeitando todos os ritos democráticos, entre eles o sagrado direito de defesa.
A democracia é o melhor regime porque se admite falível. E por se aceitar imperfeita, ela está permanentemente aberta a correções e aperfeiçoamentos. A história nos julgará, mas a única certeza é a de que não nos omitimos.
É imperioso parabenizar todos os senadores que demonstraram à Nação o que a política tem de mais elevado. Foi praticada a política à luz do dia, com o calor dos debates, com confronto de ideias, com a ênfase das grandes paixões.
Não se tratou de uma mera sessão em busca de determinado quorum. A simbologia, muito mais forte, foi a comunhão da unanimidade dos três Poderes, atuando em harmonia ao julgar o chefe do Executivo. O comando do presidente do Supremo Tribunal Federal foi sempre sereno e firme.
Percorremos uma estrada pavimentada na legitimidade e muito bem sinalizada pela Constituição. Questionamentos sempre existirão. Mas a culpa não será da rota, não será da Constituição, nem da democracia.
A árvore deste processo não irá gerar um fruto podre. Essa árvore, em todos os seus ramos, em todos os seus galhos, em todas as suas folhas, ostenta a seiva da democracia.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4CORRUPÇÃO
Rio tem R$ 71,8 bilhões em contratos e recursos públicos sob investigação por corrupção
-
5IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos