Alagoas
5ª Edição do “Caminhos Literários” leva jovens socioeducandos ao cinema
Adolescentes assistiram ao filme “A Melhor Mãe do Mundo”, no Cine Arte Pajuçara; ação é promovida pelo CNJ e o GMF para auxiliar na ressocialização
A 5ª Edição do “Caminhos Literários”, iniciativa do programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) leva cerca de 75 socioeducandos ao cinema do Cine Arte Pajuçara para assistir ao filme brasileiro “A Melhor Mãe do Mundo”, nesta quinta (9).
A ação é realizada em parceria com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) de Alagoas.
Pela manhã, os homens acompanharam a sessão. Já pela tarde, as socioeducandas das unidades femininas poderão contemplar a programação cultural. O evento inclui cinco unidades socioeducativas com 75 jovens de 14 a 21 anos: UIJA, UIME II, UIF, USM de Rio Largo e UIME A/B.
O coordenador do GMF, juiz João Paulo Martins, ressaltou que atividades culturais que envolvem cinema, teatro, música e leitura auxiliam na ressocialização, pois geram a sensação de pertencimento aos jovens do sistema socioeducativo.
“A educação e a cultura devem ser atividades ordinárias. Então, o “Caminhos Literários” tenta ser esse marco. É o início para que a gente continue fazendo cada vez mais projetos desse tipo”, destacou o magistrado.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas (SUMESE), Tauana Samara Santos, esta foi a maior edição do projeto. “Isso foi fantástico porque todos conseguem ter acesso à cultura. É a primeira vez que muitos deles estão vindo para o cinema”, disse.
A primeira ida ao cinema do socioeducando Nicolas Hortêncio, de 16 anos, superou suas expectativas. Ele espera poder fazer parte de uma próxima sessão em breve. “Tá sendo uma coisa maravilhosa. Eu nunca pensei que eu viria para um lugar bonito desses. É melhor do que eu imaginava”.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
3POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação