Alagoas
Renan Filho diz que Arapiraca é o centro do desenvolvimento de Alagoas
O senador e pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho (MDB), afirmou que Arapiraca passou a ocupar posição central na estratégia de desenvolvimento rodoviário e logístico de Alagoas.
Segundo Renan Filho, o conjunto de duplicações, obras viárias e projetos de mobilidade urbana colocou Arapiraca no centro do planejamento de infraestrutura de Alagoas.
“No Agreste, temos muitas possibilidades de desenvolvimento. Eu costumo dizer que Arapiraca é um dos motores de Alagoas. Quando ela cresce, todo o Estado avança. E agora, com essas duplicações todas, eu posso dizer que todo caminho vai dar em Arapiraca”, afirmou.
Renan disse ainda que a cidade passou a ser tratada como ponto estratégico da malha rodoviária estadual.
“A gente colocou Arapiraca no centro do desenvolvimento da estratégia rodoviária de Alagoas”, destacou.
Durante o discurso, o senador também citou o avanço do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca, obra de mobilidade urbana que prevê 13 quilômetros de linha férrea e investimento aproximado de R$ 200 milhões. Segundo ele, os primeiros testes das locomotivas devem começar entre agosto e setembro deste ano.
O projeto prevê a ligação de áreas estratégicas da cidade, incluindo bairros, comércio, Lago da Perucaba e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa é considerada uma das principais obras de mobilidade urbana em execução no interior do Nordeste.
Renan Filho lembrou que o VLT nasceu de uma construção conjunta com o prefeito Luciano Barbosa (MDB), que já defendia a implantação do sistema havia vários anos. Segundo o senador, a viabilização ocorreu quando ele assumiu o Ministério dos Transportes.
Ao tratar do projeto, Renan também fez uma referência direta à possibilidade de implantação de um VLT em Maceió. Segundo ele, a execução do modal em Arapiraca demonstra capacidade técnica e política para avançar em projetos semelhantes na capital.
“Um dia eu estava em um local e um cara disse: ‘Renan, você está fazendo o VLT de Arapiraca, faz o VLT de Maceió’. Aí eu falei: ‘Quem faz um, faz dois. Agora, quem nunca fez nenhum, é muito difícil fazer o primeiro’”, afirmou.
Mais lidas
-
1ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
2INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
3EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
4OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
5EVENTO
Arapiraca sediará evento internacional que reúne pesquisadores do Brasil e do exterior