Alagoas
JEAL: estudantes da rede estadual conquistam 93 medalhas no primeiro bloco da Etapa Estadual
Disputas individuais reuniram cerca de mil atletas de escolas públicas e particulares; segundo bloco começa nesta sexta-feira (26)
Considerado um sucesso pelo comitê organizador, o primeiro bloco de disputas da Etapa Estadual dos Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) 2026 foi encerrado com cerca de mil estudantes-atletas de escolas públicas e particulares competindo em modalidades individuais, nas categorias infantil e juvenil. A Rede Estadual teve desempenho expressivo, com 93 medalhas conquistadas: 32 de ouro, 33 de prata e 28 de bronze.
“Neste primeiro bloco, dos esportes individuais, tivemos disputas acirradas e um nível muito bom dos atletas. Acreditamos que vamos conseguir obter um bom resultado na etapa nacional, porque realmente o desempenho aqui foi de alto nível. Outro ponto positivo foi concentrarmos o máximo de modalidades aqui no complexo do Cepa, uma coisa inédita para a gente, com quatro ou cinco modalidades acontecendo ao mesmo tempo, o que permitiu ao público prestigiar melhor. Vamos repetir neste segundo bloco. Apenas o basquete, no primeiro dia, será no Colégio Padrão. Teremos uma movimentação de quase mil atletas também neste segundo bloco, a exemplo do primeiro. Contamos com a torcida e a participação de todos”, comemorou a coordenadora-geral do JEAL, Daniela Raposo.
Segundo Bloco
O segundo bloco começa nesta sexta-feira (26) e segue até o sábado (27), com disputas de atletismo e das quatro modalidades coletivas: futsal, handebol, voleibol e basquete. A maior parte das competições ficará concentrada nos ginásios do Complexo Cepa, no Farol, em Maceió. Outra parte será realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C. Simões, que receberá as provas de campo do atletismo, como arremessos, lançamentos e saltos.
Ao todo, a Etapa Estadual reúne 1.938 atletas, distribuídos em 80 equipes e 18 modalidades: atletismo, atletismo adaptado, vôlei de praia, wrestling, badminton, ciclismo, xadrez, judô, taekwondo, karatê, tênis de mesa, natação, esgrima, ginástica rítmica, basquete, voleibol, handebol e futsal.
Desta etapa sairão os atletas que representarão Alagoas nas competições nacionais: os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília (DF), para a faixa etária de 12 a 14 anos; e os Jogos da Juventude Caixa, em Foz do Iguaçu (PR), entre 19 de outubro e 3 de novembro de 2026, para atletas de 15 a 17 anos.
Cronograma Bloco 2
Dia 26 (sexta-feira)
Atletismo – pista do Cepa e da UFAL;
Basquete – Colégio Padrão/Ginásio do CDR;
Futsal – Ginásio do CDR/Escola Estadual Moreira e Silva;
Handebol – Ginásio do CDR/Escola Estadual Moreira e Silva;
Voleibol – Escola Estadual Princesa Isabel.
Dia 27 (sábado)
Atletismo – pista do Cepa e da UFAL;
Basquete – Colégio Padrão/Ginásio do CDR;
Futsal – Ginásio do CDR/Escola Estadual Moreira e Silva;
Handebol – Ginásio do CDR/Escola Estadual Moreira e Silva;
Voleibol – Escola Estadual Princesa Isabel.
Quadro de Medalhas Rede Estadual – Bloco 1
Judô – 27 medalhas: 9 ouros, 7 pratas e 11 bronzes;
Taekwondo – 24 medalhas: 11 ouros, 10 pratas e 3 bronzes;
Wrestling – 12 medalhas: 7 ouros, 3 pratas e 2 bronzes;
Esgrima – 4 medalhas: 1 ouro, 1 prata e 2 bronzes;
Badminton – 2 medalhas de bronze;
Ciclismo – 11 medalhas: 3 ouros, 6 pratas e 2 bronzes;
Natação – 10 medalhas: 1 ouro, 5 pratas e 4 bronzes;
Tênis de mesa – 1 medalha de bronze;
Vôlei de praia – 2 medalhas: 1 prata e 1 bronze.
Escolas Estaduais que se destacaram – Bloco 1
Judô – EE Manoel Simplício, de Maceió: 4 medalhas, sendo 2 ouros e 2 bronzes;
Wrestling – EE Teotônio Vilela, de Maceió: 5 medalhas, sendo 4 ouros e 1 prata;
Natação – Tiradentes Agreste, de Arapiraca: 8 medalhas, incluindo 1 ouro e 4 pratas;
Ciclismo – EE Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares: 3 ouros;
Taekwondo – EE Miran Marroquim, de Maceió: 5 medalhas, sendo 3 ouros, 1 prata e 1 bronze; e Tiradentes Maceió: 7 medalhas, sendo 2 ouros, 4 pratas e 1 bronze;
Esgrima – EE Professor Arthur Ramos, de Pilar: 2 medalhas, sendo 1 prata e 1 bronze.
Mais lidas
-
1ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
2EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4INFRAESTRUTURA
Governo inaugura duplicação da AL-110 entre Arapiraca e São Sebastião
-
5TRÂNSITO
Detran-RJ vai exigir exame toxicológico de quem tirar primeira habilitação para carros e motos