Alagoas
Mutirão de cirurgias reduz fila de espera no Agreste alagoano
Ação do programa Agora Tem Especialistas mobilizou equipes no Hospital Regional de Palmeira dos Índios para ampliar o acesso a procedimentos pelo SUS
O fim de semana foi de mutirão no Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI), com a atuação simultânea de equipes do programa Agora Tem Especialistas em procedimentos cirúrgicos que beneficiaram pacientes do Agreste e do Médio Sertão alagoano.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Brasil e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com as ações, a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), do Ministério da Saúde, busca garantir atendimento mais ágil, eficiente, qualificado e humanizado à população alagoana.
O cirurgião do HRPI Michel Guimarães, um dos médicos que atuaram durante a ação, destacou a importância dos mutirões para ampliar o acesso dos alagoanos aos procedimentos cirúrgicos.
“Realizamos mais uma etapa de cirurgias eletivas em quatro salas simultâneas, atendendo os pacientes que passaram pela triagem, garantindo mais agilidade no atendimento, ampliando o acesso aos serviços especializados e contribuindo significativamente para a redução da fila de espera por cirurgias”, ressaltou.
Para ampliar a capacidade de atendimento, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios distribuiu equipes especializadas em quatro salas cirúrgicas. A ação permitiu maior eficiência na realização dos procedimentos, com agilidade, qualidade assistencial e segurança aos pacientes durante todo o processo.
Sentimento de gratidão
A paciente Juliana Laurindo de Lima participou da triagem e compareceu ao mutirão para realizar o procedimento de retirada da vesícula biliar. Para ela, a experiência foi marcada pelo acolhimento e pela gratidão à equipe de saúde.
Já em recuperação e se preparando para receber alta, Juliana comemorou o sucesso da cirurgia.
“Fui muito bem acolhida por toda a equipe, desde as enfermeiras até os médicos. Depois de um tempo de espera, graças a Deus consegui fazer a cirurgia. Correu tudo bem e agora estou ansiosa para voltar para casa. Só tenho a agradecer pelo cuidado e pela atenção que recebi”, destacou a paciente.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
3POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação