Alagoas

Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e atinge menor taxa da série histórica

Dados da PNAD Contínua apontam avanço na alfabetização, ampliação do acesso à escola e expansão da Educação de Jovens e Adultos

Agência Alagoas 20/06/2026
Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e atinge menor taxa da série histórica
Alagoas reduz analfabetismo e amplia ações de alfabetização na infância e na EJA - Foto: Ascom Seduc

Os novos dados do módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam um marco histórico para Alagoas. O estado alcançou a menor taxa de analfabetismo de toda a série histórica, com 13,1% entre a população de 15 anos ou mais.

O resultado representa uma redução de quase 30% em comparação com os 18,3% registrados no início da série, em 2016, conforme os dados oficiais da PNAD Contínua Anual, referentes ao 2º trimestre. O ritmo de queda consolida um avanço relevante no enfrentamento do analfabetismo e indica o impacto das políticas públicas de busca ativa e ampliação do acesso à educação.

Embora o índice ainda mantenha Alagoas em uma posição exigida no ranking nacional — reflexo de uma herança social, principalmente nas gerações mais velhas, que historicamente tiveram menos acesso à escola —, os indicadores mostram avanços importantes na base educacional. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem concentrado esforços na alfabetização na idade certa e no resgate da escolarização de jovens e adultos.

Segundo a PNAD Contínua, o avanço mais expressivo ocorre na base da pirâmide educacional. A taxa de escolarização em Alagoas chegou a 95,8%, acima da média nacional, de 94,9%.

O acesso à escola foi praticamente universalizado, atingindo 99,4%. Na faixa de 6 a 14 anos, 96,8% dos alunos alagoanos frequentam o Ensino Fundamental na etapa adequada para a idade, percentual superior à média do Brasil, de 96,1%. O índice de crianças matriculadas na etapa correta é de 94,7%, também acima do indicador nacional, de 93,4%.

Além disso, o ritmo médio de estudo da população alagoana teve um crescimento significativo, passando de 7,6 anos, em 2016, para 9,1 anos. O dado representa um ganho real de um ano e meio de escolaridade por cidadão.

Para fortalecer essa base, o programa Creche Cria já entregou 86 unidades em todo o estado, totalmente mobiliadas e padronizadas, durante a gestão do governador Paulo Dantas. As creches atendem crianças de 6 meses a 5 anos de idade, com estrutura voltada especialmente para regiões mais vulneráveis.

Programas resgatados mais de 36 mil alagoanos

Além do investimento na infância, a Seduc tem fortalecido de forma contínua as ações voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de combater o analfabetismo remanescente e ampliar as oportunidades de escolarização.

De acordo com Dirlene Monte, gerente especial de Fortalecimento da EJA na Seduc, os dados divulgados pelo IBGE evidenciam um desafio histórico, que não se resolveu de imediato por décadas de exclusão educacional. Ao mesmo tempo, segundo ela, os números confirmam a eficácia das políticas de inclusão inovadoras pelo Governo do Estado.

Dirlene destaca o avanço recente na série do IBGE, lembrando que a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais em Alagoas recuperou de 17,7% para os atuais 13,1%.

"Não estamos olhando para rankings frios, estamos olhando para a velocidade da mudança: recuar de 17,7% para 13,1% em um curto espaço de tempo mostra que Alagoas encontrou o caminho definitivo para zerar essa conta com o passado. Esse resultado demonstra que os investimentos realizados na alfabetização e na ampliação das oportunidades educacionais já produziram impactos positivos, ainda que apresentem desafios trazendo de uma exclusão histórica educacional", pontuou o gerente da Seduc.

Atualmente, a Seduc mantém duas frentes principais de alfabetização e estímulo da escolaridade para o público adulto. O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) conta com mais de 1.140 turmas em funcionamento, alcançando cerca de 16 mil pessoas em processo de alfabetização em todas as regiões do estado.

Outra é a iniciativa Vem que Dá Tempo, voltada ao retorno de jovens e adultos que abandonaram os estudos. A ação conta atualmente com 174 polos distribuídos por Alagoas, com foco na elevação da escolaridade.

Essa busca ativa resultou na expansão do registro de matrículas na rede estadual. Em 2025, a EJA alcançou a marca de mais de 20 mil estudantes matriculados em 165 escolas estaduais.

“A superação do analfabetismo exige investimentos permanentes e estratégias específicas para atender aqueles que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada”, afirma Dirlene Monte.

"Mais do que ampliar o acesso, promovemos avanços na qualidade por meio de um currículo específico, construído a partir das características, trajetórias e necessidades dos estudantes. Essa proposta valoriza os saberes adquiridos ao longo da vida e aproxima os conteúdos das experiências profissionais deles, tornando o processo educativo significativo e garantindo o sucesso escolar", finaliza o gerente.