Alagoas
Semu debate demandas de mulheres indígenas durante Expresso Indígena em Pariconha
Ação promovida pela Defensoria Pública reuniu órgãos públicos, lideranças e comunidades das etnias Jeripankó, Katokinn, Kalankó e Karuazu
A Secretaria de Estado da Mulher de Alagoas (Semu) participou do Expresso Indígena, ação promovida pela Defensoria Pública de Alagoas entre os dias 16 e 18 de junho, no município de Pariconha, no Sertão alagoano.
A iniciativa reuniu representantes de diversos órgãos públicos e comunidades indígenas das etnias Jeripankó, Katokinn, Kalankó e Karuazu, com o objetivo de ampliar o acesso a direitos e fortalecer o diálogo com os povos originários.
Nos dias 16 e 17 de junho, a programação contou com rodas de conversa com lideranças indígenas, conselheiros locais de saúde e representantes de instituições parceiras. A participação da Semu teve como foco a escuta das demandas, desafios e necessidades das mulheres indígenas, contribuindo para a construção de políticas públicas mais efetivas, com respeito à cultura, à história e às especificidades de cada povo.
Segundo a assessora da Semu, Fátima Souza, o encontro foi uma oportunidade para compreender de perto a realidade vivida pelas mulheres indígenas e fortalecer a elaboração de ações alinhadas às necessidades de cada território. “Para a Secretaria de Estado da Mulher, esse momento de escuta é fundamental, porque acreditamos que as políticas públicas precisam ser construídas a partir da realidade vivida por essas mulheres, sempre com respeito à cultura, à história e às especificidades de cada povo”, destacou.
A representante da secretaria ressaltou ainda que a presença da Semu vai além da oferta de serviços. “Estamos aqui para fortalecer esse diálogo, aproximar o Estado das comunidades e contribuir para a promoção da autonomia, da cidadania e do bem-estar das mulheres indígenas”, afirmou.
A programação seguiu na quinta-feira (18), com a oferta de diversos serviços às comunidades indígenas de Pariconha. A ação reuniu instituições como Seades, Casa de Direitos, INSS, Senar e Emater. A Semu também participou das atividades com rodas de conversa, orientações, distribuição de materiais informativos e entrega de brindes.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
4OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
5PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Raízes de Arapiraca ultrapassa 560 documentários e reafirma legado de preservação da memória do povo arapiraquense