Alagoas

Operação Protetor das Divisas prende dois suspeitos e apreende drogas em Penedo

Ação mirou núcleos de facções criminosas que usam a posição estratégica do município para entrada e escoamento de armas e entorpecentes em Alagoas

Agência Alagoas 10/06/2026
Operação Protetor das Divisas prende dois suspeitos e apreende drogas em Penedo
Operação em Penedo prendeu suspeitos, apreendeu drogas e mirou núcleos do crime organizado - Foto: Ascom SSP/AL

Equipes das Polícias Civil e Militar prenderam dois suspeitos com drogas no município de Penedo, nesta quarta-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas. A ação é um desdobramento do Programa Brasil Contra o Crime Organizado, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Coordenada pela Chefia Geral de Inteligência Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco/PC-AL) e o Comando de Missões Especiais (CME/PM-AL), a operação teve como objetivo desarticular núcleos de facções criminosas que utilizam a posição geográfica estratégica da cidade ribeirinha para a entrada e o escoamento de armas e entorpecentes no território alagoano.

Durante as diligências, os policiais identificaram a residência de um dos investigados, apontado como responsável por ameaçar e intimidar moradores da região com o uso de armas de fogo. Ao perceber a presença das viaturas, o suspeito entrou rapidamente no imóvel.

Diante da situação, as equipes realizaram o cerco tático ao local. Segundo a SSP, os policiais visualizaram o homem armado e determinaram que ele se rendesse. O suspeito, no entanto, não obedeceu à ordem e passou a efetuar disparos contra as guarnições, que revidaram durante a progressão tática no interior da casa.

O investigado ficou ferido, foi socorrido ainda com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos, conforme declaração da equipe médica de plantão. A arma utilizada por ele foi apreendida.

De acordo com as investigações, o homem era apontado como braço direito de uma das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele seria responsável por repassar ordens a integrantes da facção, coordenar ações criminosas e viabilizar a logística para aquisição, transporte e distribuição de entorpecentes e armamentos, muitas vezes provenientes de outros estados. Em 2025, ele havia sido preso em São Paulo durante a Operação Epílogo.

Por fazer divisa com Sergipe por meio do Rio São Francisco, Penedo é considerado um dos pontos focais prioritários do Plano Estratégico de Atuação Integrada (PEAI) dentro do programa nacional. O município integra o mapa estratégico ao lado de Piaçabuçu e Porto Real do Colégio, com monitoramento permanente pelas forças de segurança alagoanas.

Desde o início do programa, em 11 de maio, as operações nas divisas de Alagoas já provocaram R$ 1,2 milhão em prejuízo direto às organizações criminosas, segundo levantamento do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CGFRON/Senasp).

No total, já foram efetuadas 14 prisões em flagrante e cumpridos sete mandados de prisão, somando 21 presos. Também foram apreendidos 23,70 kg de drogas e oito armas de fogo de diferentes calibres.