Alagoas
Governo de Alagoas garante água para 252 famílias em Poço das Trincheiras
Três novos poços artesianos serão entregues em áreas rurais, beneficiando 667 pessoas e eliminando a escassez de água no município.
A segurança hídrica será ampliada para 667 moradores do município de Poço das Trincheiras a partir do dia 1º de junho, com a entrega oficial de três novos poços artesianos. Cada comunidade beneficiada contará com um sistema completo e funcional, composto por poço, conjunto motobomba e chafariz, proporcionando acesso imediato à água de qualidade para a população local.
A iniciativa é promovida pelo Governo de Alagoas , por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Com a conclusão das obras, 252 famílias residentes em áreas rurais terão escassez de água eliminada, além da redução dos riscos de doenças relacionadas à água contaminada. No Sítio Mendes, a intervenção tem um significado especial de reposição social e reconhecimento, ao atender uma comunidade remanescente de quilombolas.
O Sítio Mendes agora dispõe de uma estrutura com 80 metros de profundidade e vazão de 5.000 litros por hora, reforçando a dignidade e autonomia das 38 famílias residentes.
Outras localidades também foram contempladas para suprir antigas demandas por acesso à água. Na Várzea de Dona Joana, o poço de 80 metros e vazão de 2.000 L/h beneficia 202 famílias, enquanto o Sítio Morcego recebeu uma estrutura de 100 metros com vazão de 500 L/h, atendendo 12 famílias. A distribuição centralizada por chafarizes comunitários garante acesso equitativo e facilitado ao recurso.
O secretário Ygo Costa destacou o impacto social da iniciativa promovida pelo governador Paulo Dantas. “Estamos cumprindo uma meta fundamental de levar dignidade a quem mais precisa, com foco total no abastecimento humano. A entrega desses sistemas, especialmente no Sítio Mendes, demonstra o compromisso do governador Paulo Dantas com a justiça social e a valorização das nossas comunidades quilombolas e rurais”, afirmou o secretário.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4LUTO
Professora Dorinha morre aos 57 anos após complicações de cirurgia em Arapiraca
-
5EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova