Alagoas

PM-AL resgata 89 aves silvestres durante fiscalização ambiental no interior

Ação do Batalhão Ambiental apreende pássaros em situação irregular em Atalaia e Mar Vermelho durante a Operação Onda Verde

Ascom PM-AL 02/04/2026
PM-AL resgata 89 aves silvestres durante fiscalização ambiental no interior
Policiais do BPA resgatam 89 aves silvestres em operações ambientais em Atalaia e Mar Vermelho. - Foto: Ascom PM-AL

A Polícia Militar de Alagoas resgatou 89 aves silvestres em operações de fiscalização ambiental conduzidas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) nesta quarta-feira (1º). As apreensões ocorreram nos municípios de Atalaia e Mar Vermelho, durante a Operação Onda Verde, que intensifica o combate aos crimes contra a fauna em todo o estado.

Durante as ações, os policiais ambientais encontraram 69 pássaros mantidos de forma irregular no Mar Vermelho e outros 20 em Atalaia. A posse ilegal de animais configura crime ambiental, conforme artigo 29 da Lei nº 9.605/98. Diante das infrações, foram lavrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) contra os responsáveis.

Após o resgate, todas as aves foram encaminhadas à sede do Ibama para avaliação técnica e, posteriormente, devolução ao habitat natural.