Alagoas

Secdef reúne mulheres idosas e homenageia centenárias em encontro estadual

Eduarda Sobral / Ascom Secdef 19/03/2026
Secdef reúne mulheres idosas e homenageia centenárias em encontro estadual
Encontro promoveu o reconhecimento às mulheres idosas e suas trajetórias de vida - Foto: Seedcriativa


A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu, nessa quarta-feira (19), o Encontro Estadual das Mulheres Idosas: Inclusão e Protagonismo, reunindo mulheres de diversas regiões de Alagoas em um momento de diálogo e valorização voltado ao fortalecimento das políticas públicas para o envelhecimento com dignidade.

 

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi o reconhecimento às mulheres idosas e suas trajetórias de vida, valorizando histórias de contribuição, resistência e protagonismo.

 

Foram homenageadas Inês Gama, Ana Maria Rozendo Bertoldo, Maria Madalena de Oliveira Cunha, Ivete Fidelis Tenório, Suham Torres de Albuquerque, Genilda Leão da Silva, Vanda Maria Menezes Barbosa, Maria Aparecida Batista de Oliveira (Cida Batista), Léa Alves Martins (Dona Léa) e Olga Tatiana de Miranda Taglialegna.

 

Entre as homenageadas, também receberam destaque as mulheres centenárias, símbolo de longevidade e inspiração:

 

- Lurides Maria de Jesus, 108 anos

- Onorina Teixeira, 101 anos

- Sebastiana Moreira, 105 anos

- Angelita Maria dos Santos, 103 anos

 

Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Tereza Nelma, o encontro busca a valorização das mulheres idosas e a construção de políticas públicas mais integradas.

 

“Esse é um momento de escuta, de reconhecimento e de valorização das mulheres idosas. Quando o Estado atua de forma integrada, com diferentes áreas trabalhando juntas, conseguimos fortalecer a rede de proteção e garantir mais dignidade, cuidado e cidadania. Esse trabalho transversal é fundamental para que as políticas públicas se complementem e alcancem quem mais precisa”, destacou.

 

A iniciativa integra as ações do Governo de Alagoas voltadas à promoção da inclusão, do protagonismo e do envelhecimento com dignidade.

 

O evento contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa, além de representantes do sistema de justiça e de instituições, como a promotora de Justiça Marluce Falcão, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Alagoas, Marta Marisa; a gerente executiva da Rede de Atenção às Violências (RAV), Laura Oliveira; a secretária-geral da Comissão da Pessoa Idosa da OAB/AL, Araceli Moura; o vice-presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB, Tutmes Toledo; e a professora Ângela Maria Benedito, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

A programação contou ainda com a participação da pianista Selma Brito, além de instituições de longa permanência e organizações que atuam na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, como as ILPIs Casa do Pobre, Luiza de Marillac, Casa do Idoso Santo Antônio, Residência São Luiz para Idosos, o grupo de convivência do município de Flexeiras, o Grupo Novo Despertar da Pestalozzi e o Instituto 50+ Sinhá Dona, de Marechal Deodoro.