Alagoas
IMA/AL realiza Carnaval Limpo e Consciente em praias do litoral sul
Instituto do Meio Ambiente distribui sacolas biodegradáveis e lixeiras para conscientizar foliões e turistas em Marechal Deodoro e Barra de São Miguel
O sábado (14) de Carnaval foi marcado por muito sol, animação e educação ambiental nas praias do Francês e da Barra de São Miguel, no litoral sul de Alagoas. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu mais uma edição do Carnaval Limpo e Consciente, levando frevo e orientações sobre a importância de festejar sem descuidar da preservação ambiental.
Durante a ação, foram distribuídas mais de duas mil sacolas plásticas biodegradáveis e 500 lixeiras para carro a banhistas e comerciantes, estimulando o descarte correto dos resíduos em qualquer local.
“Todos os anos intensificamos nossas ações no verão, devido ao aumento de pessoas nas praias. Aproveitamos o Carnaval para conscientizar turistas sobre a gestão dos resíduos sólidos gerados aqui. Conversamos com o público, entregamos sacolas biodegradáveis e pedimos colaboração com o meio ambiente”, explicou a assessora ambiental Mirella Cavalcanti.
A iniciativa foi bem recebida pelos frequentadores das praias. “Já estive em Alagoas outras vezes e considero fundamental essa ação. É maravilhoso aproveitar a praia limpa, mas também precisamos fazer nossa parte. Vim de Goiás e tenho consciência de que devo deixar a praia como encontrei”, afirmou o turista Uanderson Licatta.
Para Leonardo Delgado, turista de férias com a família em Alagoas, atividades como essa ensinam de forma lúdica e animada como pequenos gestos podem contribuir para a preservação do ecossistema marinho.
“Sabemos que é essencial manter as praias limpas, especialmente aqui no Nordeste, nosso Caribe brasileiro. Essa é uma excelente forma de conscientizar sobre a importância de jogar lixo no lugar certo”, ressaltou.
Sobre o projeto
O Carnaval Limpo e Consciente integra o projeto Nossa Praia, que durante todo o ano realiza ações de educação ambiental em Alagoas, destacando a necessidade de manter as praias limpas para o bem-estar das pessoas e da biodiversidade marinha.
As atividades contam com o apoio de parceiros como Pedreira Imcrel, Polimix, Frango Favorito e as usinas Santa Clotilde, Santa Maria e Utinga Leão.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
-
5FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade