Alagoas
Ronda no Bairro reforça atuação durante o Carnaval 2026 em Alagoas
Operação especial mobiliza mais de 100 agentes por dia em regiões estratégicas para garantir tranquilidade a foliões e turistas.
Durante os quatro dias de folia do Carnaval 2026, de sábado (14) a terça-feira (17), o programa Ronda no Bairro intensificará sua presença nas áreas de maior movimentação em Alagoas, como a Orla de Maceió, Benedito Bentes, Rio Largo e Praia do Francês. A operação será realizada em parceria com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), com o objetivo de assegurar tranquilidade e segurança para alagoanos e turistas aproveitarem o período festivo com organização e bem-estar.
Mais de 100 agentes de proximidade serão mobilizados diariamente, distribuídos em cerca de 28 guarnições e atuando em dois turnos: das 7h às 15h e das 15h às 23h.
A ação abrangerá diversas modalidades de policiamento de proximidade desenvolvidas pelo programa, incluindo patrulhamento a pé, em bicicletas, motocicletas, patinetes e viaturas. Haverá ainda reforço com guarnições extras em áreas e horários estratégicos.

De acordo com a superintendente do Ronda no Bairro, tenente-coronel Josiene Lima, o trabalho é complementar ao da Polícia Militar e amplia a cobertura territorial das forças de segurança.
“Sempre realizamos uma ação conjunta, promovendo uma cobertura territorial ampliada e garantindo mais presença do Estado junto à população. Cumprimos, assim, a determinação do governador Paulo Dantas e as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do secretário Ricardo Dória, para proporcionar segurança de proximidade e bem-estar aos alagoanos e aos turistas que nos visitam neste período de Carnaval”, afirmou a oficial.
Além das equipes operacionais, a Equipe Social — formada por psicólogos e assistentes sociais — intensificará o trabalho preventivo, com ações de orientação e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças.
A recomendação é que pais ou responsáveis, ao se dirigirem a locais com grande concentração de pessoas, como praias e polos festivos, procurem os agentes sociais para solicitar a pulseira, onde devem constar o nome da criança, o nome do responsável e um telefone de contato. A medida facilita a rápida identificação em caso de eventual desencontro.
Outra frente de atuação será o trabalho dos agentes bilíngues, preparados para atender turistas que visitam Alagoas neste período. Capacitados em inglês e espanhol, eles estão aptos a prestar assistência em eventuais ocorrências envolvendo visitantes estrangeiros, contribuindo para um atendimento humanizado e eficiente.
Para o secretário de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, o reforço operacional evidencia o compromisso do Governo de Alagoas com a segurança cidadã durante grandes eventos.
“O Carnaval é um momento de celebração e de grande movimentação econômica e turística para o nosso estado. Por isso, reforçamos o Ronda no Bairro com planejamento, integração e presença qualificada nos territórios. Nosso foco é garantir que a festa aconteça com segurança, acolhimento e proximidade, fortalecendo a confiança da população nas políticas públicas de prevenção à violência”, destacou o secretário.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região