Alagoas
Rede estadual inicia ano letivo de 2026 nesta quinta-feira
Mais de 70% das escolas estaduais de Alagoas retomam as aulas; demais unidades voltam após o Carnaval
A rede estadual de ensino de Alagoas inicia o ano letivo de 2026 nesta quinta-feira (12) em mais de 70% das escolas estaduais, o equivalente a 234 unidades. As demais escolas da rede voltam às atividades após o Carnaval, no dia 23. Ao todo, 319 escolas estaduais retomam as aulas este mês, atendendo cerca de 170 mil estudantes.
A relação completa das escolas que iniciam as aulas em cada um dos blocos pode ser consultada no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): https://www.educacao.al.gov.br/avisos/4766-calendarios-escolares-2026.
Diretrizes para o ano letivo de 2026
A organização pedagógica e administrativa do ano letivo de 2026 na rede estadual está definida pela Portaria nº 1.133/2026, que estabelece as normas gerais para o funcionamento das unidades escolares, centros especializados e centros de línguas. O documento assegura a padronização dos procedimentos e o alinhamento das ações pedagógicas e administrativas em toda a rede.
Para 2026, a Seduc adotou como eixo temático "Cultura, Territórios e Identidades Alagoanas na Era Digital". Como suporte à execução das ações, gestores escolares receberam um caderno orientador institucional com diretrizes pedagógicas, administrativas e curriculares, organizadas por eixos temáticos e voltadas ao fortalecimento da unidade das práticas educacionais em toda a rede estadual.
O caderno orientador pode ser acessado em: https://escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/caderno-orientador-ano-letivo-2026.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região