Alagoas
Oftalmologista do HGE alerta sobre cuidados com os olhos durante o Carnaval
Especialista orienta foliões sobre riscos de lesões oculares causadas por glitter, maquiagem e exposição ao sol
Com a proximidade das festas de Carnaval e o aumento das atividades ao ar livre, a atenção à saúde dos olhos deve ser redobrada. O alerta é do oftalmologista Homero Costa, que atua no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.
Segundo o especialista, a folia carnavalesca envolve brilho, confetes, espumas, luz intensa e longos períodos sob o sol, fatores que podem provocar irritações, lesões e até a necessidade de atendimento de emergência oftalmológica, caso sejam negligenciados.
Durante os eventos festivos, o uso de glitter, maquiagem, espuma, confetes e sprays é comum. No entanto, quando esses produtos entram em contato com os olhos, podem causar irritação, vermelhidão, ardência ou até inflamações mais graves. A exposição prolongada ao sol sem proteção adequada também potencializa os danos provocados pelos raios ultravioletas.
“Os olhos, quando não protegidos, podem apresentar sinais que exigem avaliação imediata, especialmente se houver dor intensa ou persistente, visão embaçada ou perda de visão, sangramento ocular, pupilas de tamanhos diferentes, sensação de corpo estranho que não sai com lavagem ou trauma direto, como pancadas e arranhões profundos. Nestes casos, o atendimento de emergência é essencial para evitar lesões permanentes ou até perda da visão”, explica Homero Costa.
Para curtir o Carnaval com segurança, o oftalmologista recomenda o uso de óculos de sol com proteção UVA e UVB durante atividades ao ar livre. Eles protegem contra os raios solares, impedem a entrada de partículas estranhas e funcionam como barreira física contra espuma, confetes e glitter. Ao utilizar maquiagem e acessórios, deve-se aplicar glitter e maquiagem com cuidado, evitando produtos que possam escorrer para os olhos e causar irritação.
 (2).jpg)
“Evite cílios postiços com luzes ou acessórios que exerçam pressão na região dos olhos. Se usar lentes de contato, higienize bem as mãos antes de colocá-las, nunca compartilhe e, se possível, prefira óculos em dias de festa intensa. Pisque frequentemente e faça pequenas pausas em ambientes com luz intensa”, orienta o médico.
Em relação às crianças, Homero Costa destaca que acidentes são comuns, como levar objetos aos olhos ou coçar a região caso sintam desconforto. “Se houver qualquer sinal de irritação, lave os olhos com água limpa ou soro fisiológico. Se os sintomas persistirem, procure avaliação médica em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, recomenda.
“O HGE é o único hospital em Alagoas com atendimento de urgência e emergência oftalmológica. Para ter acesso, basta procurar uma das UPAs, que, se necessário, solicitará a transferência. Em casos de traumas oftalmológicos, o atendimento pode ser direto no HGE. Mas o ideal é evitar que a folia termine com dor, medo e tensão”, conclui Miquéias Damasceno, diretor médico do HGE.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região