Alagoas
Governo de Alagoas, IBGE e AMA firmam acordo para ampliar divulgação de dados oficiais
Iniciativa prevê oficinas de capacitação, cronograma de divulgação e grupo de trabalho para aprimorar o uso de informações estatísticas nos municípios.
Severino Carvalho / Agência Alagoas
Representantes do Governo de Alagoas, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) reuniram-se nesta segunda-feira (9) para consolidar uma parceria estratégica voltada à disseminação de informações a partir da base de dados do IBGE.
A reunião foi conduzida pelo secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, e contou com a participação do presidente da AMA, Marcelo Beltrão; do superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório Júnior; do secretário de Estado dos Direitos Humanos, José Marcelo do Nascimento; da secretária de Governança Corporativa, Poliana Santana; e do secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, Phelipe Vargas.
Segundo Wendel Palhares, a Secretaria de Comunicação foi procurada pelo IBGE com o objetivo de ampliar a divulgação das informações do órgão junto à população alagoana, o que motivou o encontro.
“Foi uma reunião muito proveitosa, que permitiu alinhar estratégias para melhorar a divulgação, conforme interesse do IBGE, além de avançar em acordos de cooperação para a realização de oficinas de aprimoramento e análise de dados. Pretendemos também promover eventos e elaborar pesquisas com apoio metodológico do Instituto”, destacou o secretário.
Entre as principais deliberações, estão a criação de um cronograma de divulgação, a realização de oficinas – voltadas tanto para jornalistas e comunicadores quanto para gestores públicos que utilizam dados do IBGE –, e a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para compartilhamento de informações, projetos e futuras pesquisas.
_site 2.jpg)
O superintendente do IBGE em Alagoas, Alcides Tenório, ressaltou que a parceria permitirá ao Instituto capacitar técnicos do Governo do Estado e da AMA para interpretar e utilizar, de maneira mais eficiente, os dados disponibilizados.
“A ideia é encurtar caminhos e unir esforços, como frisou o secretário Wendel, para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor à população alagoana, tanto na oferta de informações pelo IBGE quanto na gestão eficiente dos insumos pelo Estado”, afirmou Tenório.
O presidente da AMA e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, elogiou a iniciativa e destacou a relevância dos dados para a tomada de decisões públicas.
“Quanto maior o refinamento das estatísticas, maior o poder decisório dos gestores municipais e estaduais, permitindo que as políticas públicas cheguem de forma mais direta ao cidadão. Vamos fortalecer essa aproximação entre os órgãos e a Associação dos Municípios Alagoanos”, pontuou Beltrão.
Entre as propostas apresentadas por Beltrão está a elaboração de um estudo para avaliar o impacto socioeconômico da atividade turística no Litoral Sul de Alagoas, especialmente em Coruripe, onde está em construção o resort Vila Galé.
“É fundamental termos um marco zero neste momento para medir a movimentação da economia e os impactos na região. Esperamos que o turismo gere benefícios para a população alagoana, especialmente no Litoral Sul, e forneça subsídios ao poder público para políticas mais adequadas”, concluiu o presidente da AMA.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região