Alagoas
Tenda Lilás da Semu reúne milhares de pessoas nas prévias de Jaraguá
Iniciativa pioneira oferece acolhimento, orientação e serviços para mulheres durante o Carnaval
A Tenda Lilás, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), atraiu milhares de pessoas na última sexta-feira (06), durante as prévias carnavalescas de Jaraguá. A iniciativa, parte da campanha “Fica na tua, deixe ela quieta!”, destacou-se como ação pioneira no estado, reunindo uma força-tarefa para combater o assédio e a violência contra a mulher. No local, foram oferecidos serviços como registro de boletins de ocorrência, atendimento jurídico e psicológico, além de acolhimento especializado.
A secretária da Mulher de Alagoas, Marília Albuquerque, ressaltou a importância da Tenda Lilás como instrumento de enfrentamento à violência contra a mulher durante o Carnaval. “A tenda é uma ação de política pública real. Proporcionamos um espaço com acolhimento seguro, escuta qualificada e acessibilidade. E, pensando também nas turistas, a tenda foi toda traduzida para inglês e espanhol. Ela foi pensada por mulheres, para mulheres, para assegurar o direito de todas de curtir o Carnaval sem violência, sem assédio e com respeito”, afirmou.

Para Kênia Figueiredo, representante do Ministério das Mulheres, que acompanhou a ação, a Tenda Lilás de Alagoas é referência nacional no combate à violência contra as mulheres. “Sabemos que o Carnaval é uma festa muito linda, que mobiliza todo o Brasil, mas também é um momento delicado para as mulheres. Então, quando a Tenda Lilás vem com essa magnitude, ela diz para a sociedade que as mulheres não estão sozinhas”, destacou.
Além dos serviços de acolhimento, a estrutura ofereceu espaço de convivência e interação, com cabine de fotos 360°, customização de abadás e painéis instagramáveis. “É muito importante ter um espaço para mulher no Carnaval. A gente se sente mais segura. Se acontecer alguma coisa, eu já sei que posso correr para cá”, relatou a foliã Vitória Oliveira.

A campanha “Fica na tua, deixe ela quieta!” segue durante todo o período carnavalesco, com ações programadas também para as festividades no interior do estado, em parceria com os municípios.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar