Alagoas

Sesau garante apoio psicológico e acolhimento no Jaraguá Folia

Bloco 'Nise no Frevo' orienta foliões sobre saúde mental, enquanto ações integradas reforçam o combate à violência durante as prévias carnavalescas em Maceió.

Daniel Tavares / Ascom Sesau 07/02/2026
Sesau garante apoio psicológico e acolhimento no Jaraguá Folia
Sesau oferece apoio psicológico e ações de acolhimento durante o Jaraguá Folia em Maceió. - Foto: Daniel Tavares / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou a terceira edição do bloco “Nise no Frevo” durante as prévias de Carnaval do Jaraguá Folia, em Maceió, na última sexta-feira (6). A iniciativa, que conta com a colaboração de diversos órgãos estaduais, tem como objetivo oferecer apoio psicológico e acolhimento aos foliões que participam dos blocos de rua.

Em uma estrutura montada em frente ao Coreto de Jaraguá, profissionais da Sesau e da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) estiveram à disposição para acolher quem buscava suporte psicológico. Além do atendimento, foram distribuídos materiais informativos para conscientizar sobre a importância da saúde mental e estimular o cuidado com o bem-estar emocional.

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, destacou que o “Nise no Frevo” amplia o cuidado com a população também durante o Carnaval. “Estamos na terceira edição, levando a mensagem sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental, pois ela está diretamente ligada à nossa qualidade de vida. Por isso, buscamos orientar e assistir as pessoas nesse momento de celebração”, ressaltou.

Rede de Atenção às Violências (RAV)

A Rede de Atenção às Violências (RAV) também esteve presente no Jaraguá Folia. Em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), foi montada a Tenda Lilás, em frente à Sesau, para acolher e oferecer suporte a possíveis vítimas de violência sexual ou física. Técnicos distribuíram panfletos informativos sobre os tipos de violência contra mulheres e orientações para denúncia.

A gerente da RAV, Laura de Oliveira, enfatizou que a ação reuniu diferentes órgãos estaduais para garantir a segurança, especialmente das mulheres, durante as festas. “Além de acolher possíveis vítimas, a ação buscou combater a violência sexual nas prévias carnavalescas, garantindo que esse momento de alegria seja aproveitado por todas as mulheres da melhor forma. Reforçamos as mensagens: Não é Não, e Deixa Ela Quieta”, afirmou.

Metrô Folia

O Bloco Metrô Folia, formado por servidores do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), também participou do Jaraguá Folia 2026. Em sua segunda edição, o grupo reuniu profissionais da unidade, familiares e amigos, promovendo momentos de descontração e fortalecendo os laços entre equipes por meio da diversão.