Alagoas

Gestores discutem portaria que define diretrizes do ano letivo de 2026

Encontro promovido pela Seduc esclarece normas e prazos para o planejamento escolar na rede estadual

Ana Paula Lins / Ascom Seduc 31/01/2026
Gestores discutem portaria que define diretrizes do ano letivo de 2026
Gestores escolares participam de reunião sobre diretrizes para o ano letivo de 2026 em Alagoas. - Foto: Kaique Pacheco

Às vésperas da Semana Pedagógica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensificou as formações destinadas aos gestores escolares. Na última quinta-feira (29), o Setor de Inspeção da 13ª Gerência Especial de Educação (GEE) promoveu um encontro na Escola Estadual José da Silveira Camerino para detalhar aspectos da portaria que estabelece as diretrizes do ano letivo de 2026.

Segundo Eduardo Câmara, chefe da Inspeção da 13ª GEE, a reunião esclareceu pontos importantes da portaria tanto para gestores experientes quanto para os que estão assumindo a função pela primeira vez.

“Dialogamos sobre a aplicação da portaria e sobre os prazos para entrega, homologação e reconhecimento dos calendários e das matrizes curriculares”, explicou.

Os gestores aprovaram a iniciativa. Em seu segundo mandato à frente da Escola Estadual Guilhermino Oliveira, Wagner Aristides destacou os benefícios do encontro: “Esta reunião nos apresentou as normativas para a condução do ano letivo de 2026 e serviu para que gestores veteranos e novatos pudessem se inteirar e se atualizar sobre essas informações”, ressaltou.

Já Waleska Machado, em sua primeira gestão na Escola Estadual Alberto Torres, afirmou que as orientações recebidas serão fundamentais para o planejamento das ações escolares. “Essa reunião foi bastante esclarecedora e nos ajudará no planejamento das semanas pedagógicas junto às nossas equipes”, frisou.